Como escolher o melhor andar do apartamento?

Mudanças de moradia não se tratam de uma tarefa super simples, uma vez que envolvem diversas características que devem ser analisados para que o seu estilo de vida não seja prejudicado e que você se sinta confortável um novo local. Por isso, é de extrema relevância saber como escolher o melhor andar do apartamento para sua família.

É claro que a opção ideal varia para cada pessoa, pois cada um tem necessidades e preferências distintas. Para ajudar nessa tarefa é essencial conhecer características de cada andar a fim de que você consiga optar por aquele que mais oferece as vantagens que busca para sua moradia.

Pensando nisso, preparamos este post com características variadas para você saber qual andar escolher. Ficou curioso? Então venha conferir!

Vista das coberturas

Uma das características marcantes dos andares mais altos é a vista que você tem da sacada e janelas. Por ficarem localizados nas alturas você consegue facilmente olhar o horizonte e observar grande parte da região enquanto relaxa.

Dependendo do posicionamento da janela, cidade e bairro em que você escolher morar, é possível observar o sol nascendo ou se pondo. Enquanto o térreo e apartamentos mais próximos do chão tendem a ter uma vista virada para muros e ruas.

Se você não pretende passar muito tempo em casa e não se preocupa como essas características, é possível considerar outros detalhes na hora de fazer a escolha do apartamento. Já se você busca uma vista bonita para observar, os andares mais altos estão em vantagem.

Comodidade e facilidade

Não dá para negar: quando a questão é comodidade e facilidade no dia a dia, os apartamentos do térreo são muito mais vantajosos, especialmente nos prédios em que não existem elevadores ou geradores de emergência. Se você tem um estilo de vida agitado e está sempre apressado, não ter que esperar o elevador poupará muito do seu tempo.

Porém, mesmo quando existe a possibilidade de subir utilizando elevadores, ainda assim pode ser difícil levar muitas coisas para dentro do apartamento. Se você costuma carregar muitos objetos no dia a dia, pode ter que fazer mais de uma descida até conseguir pegar tudo.

Para fazer mudanças ou comprar novas mobílias também acaba sendo mais dificultoso de passar os móveis pelo elevador caso eles não se desmontem completamente ou tenham o tamanho reduzido.

Além disso, existem situações em que o térreo pode ser a melhor opção, mas caso escolha um andar mais alto é indispensável que o apartamento tenha elevador. Esse é o caso de ter crianças de colo que precisam de carrinho de bebê ou se você mora com um membro de idade mais avançada que tenha dificuldades de locomoção, principalmente com escadas.

Barulho

Quem tem um sono leve ou busca morar em um lugar mais tranquilo, os ruídos são uma questão a considerar bem antes de escolher o melhor andar no apartamento que vai alugar ou comprar.

Os andares mais altos, por serem mais distantes da rua, costumam ser mais silenciosos. Isso evita sons de carros passando pela rua, pessoas conversando, cachorros latindo, músicas, entre outros barulhos.

Contudo, é preciso analisar bem os andares do prédio em que você está considerando morar, afinal, em alguns lugares isso pode não funcionar da mesma forma. Dependendo da arquitetura, os apartamentos mais altos podem ecoar sons de fora. Então, é preciso ficar atento!

Ventilação

A ventilação é um quesito muito importante não somente durante o verão, quando a temperatura tende a aumentar. Por mais que nessas épocas um ventinho ajude a refrescar, no inverno esse também é um ponto essencial para evitar a proliferação de bactérias e fungos que provocam doenças respiratórias.

Por outro lado, se você optar por uma cidade mais fria e não tiver problemas de respiração, os andarem mais próximo do térreo podem ser ótimas opções, já que não precisará de uma boa ventilação o ano todo.

Apartamentos que têm uma melhor ventilação acabam por poupar energia, uma vez que apresentam menor necessidade do uso constante de ventiladores e ar-condicionado durante épocas mais quentes. Isso acontece devido às correntes de ar, que são muito mais intensas em locais mais altos.

Valor de investimento

Se você pretende fazer um investimento de valor mais reduzido, saiba que o preço do apartamento também muda de acordo com o andar e não apenas com o tamanho e benefícios.

Apartamentos do térreo e andares mais baixos costumam custar bem menos que coberturas, com uma média de valor 30% menor. É claro que o preço varia bastante de acordo com o local, região e outras características.

Existem apartamentos no térreo que são mais caros por terem jardim, varanda gourmet e outras áreas privativas. Assim como também existem coberturas com piscinas e outras vantagens. Por isso, também é importante analisar o custo-benefício do investimento que você fará.

Privacidade e segurança

Quando a questão é apartamento, a privacidade já costuma ser um pouco reduzida em relação a uma casa individual. Porém, é possível sim ter bastante privacidade mesmo morando em um prédio.

Nos andares mais baixos, ao deixar as janelas abertas, pessoas que estiverem andando no térreo do apartamento ou na rua, trabalhadores mexendo em postes, bem como moradores de outras casas facilmente terão vista para dentro dos seus cômodos, sendo indicado manter as cortinas fechadas para conservar a privacidade. 

Já os andares mais elevados costumam ter maior privacidade por estarem mais longe do solo. Isso permite que você deixe as janelas abertas sem problemas. Essas vantagens só não existem nos casos em que a acomodação fica rodeada de outros prédios altos. 

Sem esquecer que nos andares mais altos a segurança é muito maior, principalmente em prédios que apresentam um sistema de proteção não tão eficiente para que você não tenha receio de ser roubado.

Incidência de luz

Como o térreo pode ficar tampado devido a outras construções, árvores e muros, a incidência de luz é reduzida. Já andares mais altos não costumam ser bloqueados facilmente por outras construções.

Isso aumenta a incidência de luz dentro da sua casa, deixando-a mais alegre, arejada, menos úmida, sem citar que facilita muito na hora de secar as roupas e fazer aquela faxina!

Se você não sabe como escolher o melhor andar do apartamento, vale considerar as vantagens de cada parte e compará-las com as necessidades e preferências que você tem. Além disso, é importante analisar bem cada uma das opções das imobiliárias da região.

Este artigo ajudou você a saber melhor o que levar em consideração ao escolher um apartamento? Aproveite para curtir nossa página no Facebook a fim de ficar por dentro de mais dicas como essas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.