Conheça 7 vantagens de preferir um apartamento pronto para morar

Quem está buscando se mudar de casa ou cidade sabe que uma das maiores dúvidas que surgem é: será melhor comprar um apartamento pronto para morar ou que ainda esteja na planta e precise passar pelo processo de construção? Ambas as opções têm suas vantagens, além de algumas em comum, como a possibilidade de fazer um financiamento.

Antes de tomar essa decisão, é indispensável pensar bem sobre o assunto, analisando os benefícios de cada um para decidir qual é melhor de acordo com o que você busca em relação à moradia. Afinal, por mais que essa não seja uma escolha definitiva, ela envolve muitas mudanças e também dinheiro. Fazê-la da melhor maneira poupa estresse e trabalho.

Neste texto vamos apresentar para você as 7 principais vantagens de comprar seu apartamento já pronto para morar. Ficou curioso para conferir? Então vamos lá!

1. Disponibilidade imediata

Caso você tenha a necessidade de se mudar de forma urgente ou não deseje esperar por muito tempo para poder morar em seu apartamento arrumado do jeito que você quer, comprar um pronto para viver é a melhor das opções, pois assim que a documentação estiver certa e os preparativos finalizados você já pode aproveitar o novo lar.

No caso de adquirir um apartamento na planta já é muito diferente, pois você tem que esperar que ele seja construído por completo para que possa começar a aproveitar sua moradia. Isso deve levar alguns meses, sendo difícil prever um tempo exato porque existem muitas questões que influenciam nisso, como imprevistos, velocidade do trabalho etc.

2. Não tem necessidade de reforma ou construção

Sabemos que o processo de construção ou reforma de uma casa ou apartamento é trabalhoso, uma vez que envolve o trabalho de arquitetos, pedreiros, escolha de revestimentos, análise de como deve ser feito, entre diversos outros pontos que merecem bastante atenção para que não dê nada errado e tudo fique de acordo com o que você espera.

Tudo isso, além de demandar muito trabalho, também leva certo tempo. Ao comprar um apartamento pronto não existe esse trabalho. Você só precisa ir olhar as opções de imóveis nas regiões que você deseja morar, escolher entre elas a que mais agrada e assinar a documentação para que o lugar seja seu. Esse processo facilita muito!

3. Possibilidade de visitar

Visitar o apartamento antes da compra é uma vantagem muito boa, uma vez que você consegue ter maior noção de como vai ser morar nele. Já olhando na planta, muitas vezes não conseguimos imaginar bem como ficará ao final da construção.

Dá para você saber como se sente no local, afinal, às vezes parece que, ao entrar em um apartamento, aquele é perfeito. Isso também é ótimo para analisar a qualidade dos materiais, acabamentos, entre outros detalhes da estrutura.

Tudo isso é ainda mais vantajoso especialmente para quem não sabe bem o que está buscando no apartamento. Só visitando vários você descobrirá o que mais te agrada, além de ter ideia de onde colocar cada móvel que você já tem.

4. Previsibilidade orçamentária

Se você está com um orçamento limitado ou não deseja correr riscos em relação ao valor final do apartamento, saiba que os que estão para comprar oferecem maior segurança em relação a isso.

Veja bem, o apartamento na planta pode trazer surpresas durante o processo de construção, gerando também despesas inesperadas que não estavam no orçamento que planejou. 

No caso do pronto, dificilmente precisará de uma reforma e, por mais que possa negociar em alguns casos, o valor não varia caso você pague certinho. Sem falar que você pode olhar apenas os imóveis que estão dentro do seu orçamento.

5. Análise completa do que está comprando

Não há dúvidas de que fazer uma compra grande e importante como essa necessita de uma análise completa do que está sendo adquirido para garantir o acerto na escolha. Isso é dificultado caso você esteja olhando um projeto e não o apartamento pronto.

É por isso que uma avaliação correta e completa é imprescindível nesse momento. Isso inclui analisar desde a estrutura, quantidade e tamanho dos cômodos, condomínio, vizinhança, segurança entre outros detalhes que você considere relevantes para sua moradia, especialmente se for um imóvel usado.

Assim, a cada apartamento que visitar, poderá ter uma noção melhor dos pontos positivos e negativos que apresentam para que você os analise também em relação ao valor do imóvel, a fim de saber se compensa ou não. Vendo apenas o desenho, isso se torna muito difícil se você não estiver acostumado.

6. Avaliação correta

Você concorda que é muito difícil avaliar um apartamento apenas olhando sua planta? Esse processo de escolha deve ser feito detalhadamente e em diversos âmbitos para que você possa tomar uma boa decisão, sem se arrepender depois da aquisição. 

Devido a isso, o apartamento já finalizado é muito melhor em questão de fazer uma avaliação correta, afinal, ele já está pronto. Nesses casos não existe chance de que a finalização não fique exatamente como o indicado na planta. Optando por um construído você também não corre o risco de criar expectativas e acabar se decepcionando no final.

7. Maior comodidade

Com todas essas vantagens é impossível não perceber que essa opção traz maior comodidade, sendo mais indicada para quem não quer ter muito trabalho ou não tem muito tempo para resolver questões de obra.

Quando o apartamento está finalizado, o processo de compra consiste em conhecer as opções, escolher, negociar e assinar o contrato. Dessa forma, você também não terá que se preocupar em conseguir a documentação necessária para legalizar sua moradia — um processo que costuma ser um pouco chato e demorado.

Sendo assim, vale a pena adquirir um apartamento pronto para morar devido a tantas vantagens que você terá ao longo do processo de escolha. Para isso, vale buscar uma imobiliária de confiança e passar para ela os aspectos que você deseja para iniciar a busca da sua casa própria. Nessa hora não tenha pressa, escolha com calma para não ter erro!

Este artigo ajudou você a descobrir se vale mesmo a pena comprar um apartamento pronto? Então, aproveite para conferir também nosso texto sobre 5 pontos essenciais para descobrir o tamanho ideal de apartamento!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.