Casa ou apartamento: qual o melhor imóvel para a sua família?

É mais que normal surgirem dúvidas na hora de escolher entre morar em casa ou apartamento. Cada tipo de imóvel tem suas características próprias que podem representar ou não uma vantagem de acordo com as necessidades dos seus moradores.

Por isso, o primeiro passo para tomar essa decisão é identificar cada uma das suas expectativas em relação a uma série de fatores como, espaço, segurança, área de lazer, vizinhança, privacidade, localização, entre outros.

Para ajudar você a visualizar melhor quais são as vantagens de viver em uma casa ou em um apartamento, elaboramos este post, em que listamos as principais características de cada tipo de imóvel. Então continue lendo e tire suas dúvidas!

Benefícios de morar em casa

Vamos começar falando sobre quais são os benefícios de morar em uma casa. Confira nos tópicos a seguir.

Mais espaço

Normalmente, as casas oferecem mais espaço que os apartamentos, principalmente, nas áreas externas, como quintal, varandas, jardim e garagem. É comum que se aproveite esses espaços para o cultivo de plantas e construção de itens de lazer, como churrasqueira e piscina. Além disso, são mais confortáveis para os pets.

Menos barulho

Por não terem vizinhos em cima ou compartilhando a mesma parede e, normalmente, serem cercadas por uma área externa maior, que as deixam mais afastadas da rua, a incidência de barulhos nas casas , tanto do trânsito quanto da vizinhança, é reduzida.

Sem taxa de condomínio

As casas, com exceção daquelas que estão em condomínios residenciais, não oferecem a cobrança de nenhum tipo de taxa. Porém é preciso lembrar que toda a manutenção tanto da área interna quando da externa ficará por conta do morador.

Mais privacidade

Em um prédio de apartamentos é comum, ao entrar e sair, cruzar com vizinhos pelos corredores e elevadores, o que não acontece em casa, já que todas as suas áreas são exclusivas. Além disso, do mesmo modo que a entrada de barulhos é reduzida, a saída deles também é, o que evita, por exemplo, incomodar os vizinhos ouvindo música, ou mesmo ter suas conversas escutadas.

Benefícios de morar em apartamento

Agora que você já sabe quais são os benefícios de morar em uma casa, veja também o que de melhor um apartamento tem a oferecer.

Mais opções de lazer

Os condomínios de apartamentos, principalmente os novos empreendimentos, oferecem área de lazer, normalmente, completa com piscina, academia, salão de festas, churrasqueira, espaço para pets, playground, quadras de esporte etc. Por mais que seja possível ter esse conforto em uma casa também, o investimento tanto na instalação quanto na manutenção seriam bem maiores.

Maior segurança

Os prédios de apartamento, na sua grande maioria, oferecem portaria e guarita com porteiros, além de circuito interno de vídeos, entre outros recursos de segurança. Além disso, é muito mais fácil um criminoso entrar em uma casa sem ser visto do que em um apartamento cujo prédio tem muito mais movimento.

Menos estresse

Quando se mora em um condomínio de apartamentos, os problemas com a manutenção das áreas comuns ficam por conta dos administradores ou do síndico. Você só precisa se preocupar em usar os benefícios que o condomínio tem a oferecer.

Como você pôde ver ao longo deste post, na hora de fazer a escolha entre casa ou apartamento para você morar é preciso levar em conta o alinhamento dos benefícios de cada tipo de imóvel com as suas necessidades e as da sua família. Uma empresa especializada em assessoria imobiliária pode oferecer todo o suporte para a escolha do imóvel ideal.

Já sabe se prefere morar em uma casa ou apartamento? Então conte para nós nos comentários deste post!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.