Plantas em apartamento: 4 dicas para criar um cantinho verde no seu lar

Ter plantas em apartamento é uma ótima forma de trazer mais vida e aconchego para o lar. Seja para compor uma decoração minimalista ou para conferir cor para os ambientes, flores, mudas e folhas são sempre uma boa pedida.

É claro que mantê-las em apartamento exige alguns cuidados a mais. Para ajudar você, separamos algumas dicas importantes sobre como cuidar de plantas nesses espaços. Também mostraremos as espécies mais adequadas. Continue a leitura e confira!

1. Conheça as plantas mais adequadas

Algumas espécies de planta se adequam melhor aos apartamentos, porque não precisam de tanta luz solar, água ou cuidados específicos. Veja algumas opções:

Bromélia

Bromélias podem se tornar uma peça-chave da decoração da casa, graças à sua coloração marcante em tons de vermelho e verde. Elas são ótimas para vasos pequenos e vão bem em ambientes externos. Gostam de água a cada dois dias e de bastante iluminação. Só tenha cuidado para não deixá-las expostas diretamente ao sol.

Lírios da paz

Os lírios têm um visual clássico e se desenvolvem bem até mesmo na sombra. As suas flores brancas decoram e ainda purificam o ar! Mantenha-os perto das janelas e com a areia úmida na medida certa.

Violeta

Se você está procurando uma planta charmosa para ficar em cima da bancada da cozinha ou em mesinhas de canto, as violetas são o ideal. São pequenas, baratas e não exigem tanto cuidado. Apenas as regue duas vezes por semana e faça com que recebam luz indireta.

Palmeira areca

Agora, se o que procura é uma daquelas plantas com presença, para ficarem ao lado da TV ou do sofá, deve optar por uma palmeira areca. Elas possuem folhas bonitas e simétricas, que conseguem crescer saudáveis mesmo na sombra. Opte por um vaso grande e por terra adubada.

Pau d’água

Sabe aquela planta que dá um toque de refino em home offices e escritórios? O pau d’água é uma dessas. Seu grande diferencial é que sobrevive ao ar-condicionado e pode não ter contato nenhum com luz direta.

Zamioculca

A zamioculca é uma planta de folhagem ornamental, perfeita para quem não pode dedicar muito tempo aos seus cuidados. Elas vivem bem com ou sem luz e só precisam de água uma vez por semana. Ficam lindas em ambientes internos, como salas de estar e corredores.

2. Observe-a todos os dias

Cultivar plantas em apartamento pode ser uma tarefa bem simples, sobretudo com as espécies citadas acima. Mesmo assim, é importante estar atento às suas mudanças diariamente. Note se há alguma mudança de coloração, textura ou formato. Também tenha atenção a mosquitos e demais insetos que possam prejudicá-las.

3. Controle a umidade

Muitas vezes, regamos as plantinhas diariamente acreditando que estamos fazendo o certo para elas crescerem saudáveis, mas em alguns casos o efeito pode ser exatamente o contrário. Não deixe de colocar o dedo na terra para saber se está úmida. Ou seja, nem encharcada, nem seca demais.

4. Garanta o contato com luz natural

Está certo que nem sempre os apartamentos possuem varandas descobertas, com contato direto com o sol, ainda assim é necessário encontrar pontos da casa em que os raios solares penetrem, mesmo que indiretamente. Os parapeitos e janelas são ótimas opções.

Tenha atenção apenas ao tipo de planta que escolheu, já que algumas sequer precisam de sol. Por isso, conhecer as especificidades de cada uma é tão importante.

Viu como é possível ter plantas em apartamento? Existe uma grande diversidade de espécies que se adaptam facilmente a ambientes com sombra e sem muita água. O segredo está em escolher o tipo mais adequado e conhecer suas necessidades.

Quer ficar pode dentro dos nossos conteúdos? Então, siga nossas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.