O que devo observar no contrato de compra de um imóvel?

Realizar o sonho de possuir um imóvel próprio é o desejo de milhões de pessoas no país e no mundo. Por isso, muitas famílias pesquisam e visitam inúmeros locais até tomar a decisão final. Tudo isso para que a escolha não cause frustrações ou arrependimentos no futuro.

Entretanto, após decidir qual é a opção ideal, é fundamental prestar atenção em outro detalhe: o contrato de compra de imóvel. Esse é um fator que deve ser analisado com cuidado antes de encerrar a negociação.

Sabendo da importância desse documento, selecionamos algumas informações importantes que você deve observar em um contrato de compra de imóvel. Boa leitura!

Valores e condições de pagamento

Nesse ponto, é preciso cautela para que nenhuma surpresa ocorra ou algum valor seja acrescentado na hora de efetuar o pagamento. Verifique a clareza de todos os aspectos descritos no contrato e entenda se as condições de pagamento que foram acertadas entre ambas as partes condizem com o que está no documento. É preciso especificar qual será a forma pela qual você pagará o valor do imóvel: transferência bancária, cheque administrativo ou qualquer outro meio.

Descrição do imóvel

Os detalhes do imóvel também precisam estar inseridos no contrato de compra. Portanto, verifique se todos os dados estão de acordo. O recomendado é que a descrição seja compatível com a que ocorre na matrícula do imóvel no cartório de registro. Aspectos como localização e dimensão são importantes para o documento, por isso necessitam constar no contrato.

Prazos e multas

Como vimos, os valores e a forma como o pagamento será efetuado são essenciais para o contrato de compra de imóvel. Além disso, os prazos para quitar o montante devem estar no documento, com todos os detalhes importantes sobre esse assunto, evitando eventuais problemas judiciais. Reajustes e multas também são pormenores que devem ser especificados para que o comprador tenha conhecimento sobre taxas e datas de vencimentos.

Dados dos compradores e vendedores

Identificar quem é o vendedor do imóvel e quem está comprando também é crucial. Então, fique atento aos dados, como nome completo, profissão e nacionalidade. Ter todas essas informações registradas diminui os riscos de impasses na negociação e facilita caso ocorra algum problema. Se uma das partes tiver cônjuge, é preciso que tenha consentimento dele também. Assim sendo, busque esclarecer e observar se todos esses critérios estão sendo cumpridos no documento.

Ao assinar um contrato de compra de imóvel, é preciso ficar atento em relação a alguns aspectos relevantes da negociação. O documento deve ser claro e objetivo, especificando todas as informações importantes do processo. Fatores como prazos, penalidades e descrição do imóvel são indispensáveis e não podem ficar de fora ao estabelecer esse tipo de acordo.

Contar com uma imobiliária nesse momento é de grande relevância, na medida em que uma empresa especializada garante maior segurança jurídica e fornece todo o suporte de que o comprador precisa.

Percebeu como é importante ficar de olho em todos os pontos do contrato de compra de imóvel? Entre em contato conosco e saiba como nossa equipe de profissionais pode ajudar você a ter um contrato mais confiável e seguro!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.