Veja o que você deve observar ao comprar um imóvel usado

A compra de imóvel usado pode ser uma ótima opção. Além de ser comumente mais amplo do que as unidades de empreendimento mais novas, ele também custa menos e pode manter as vantagens de uma construção de qualidade, sem problemas elétricos ou hidráulicos.

Para garantir uma boa escolha, no entanto, é necessário ficar atento a alguns itens. Quanto mais você analisar os detalhes da propriedade, mais acertada será a sua escolha.

Quer saber o que observar antes de comprar um imóvel usado? Confira o post!

Localização

Decidir pela região ideal é uma das etapas mais demoradas na escolha de um imóvel. Para facilitar a tarefa, é necessário estudar o bairro da propriedade e avaliar como é a dinâmica dele.

Veja como são os serviços de transporte público e as opções de comércio no entorno. Ter próximo de casa padarias, hospitais, bancos e escolas pode ser determinante na qualidade de vida dos moradores.

Para saber mais detalhes, converse com outros moradores e veja se a região apresenta alagamentos e se a iluminação pública é de qualidade.

Construção

A construção de um imóvel usado é uma das maiores preocupações dos compradores. Isso porque existem opções que carregam marcas graves do tempo, como rachaduras e outros problemas de estrutura.

Durante a visita, veja se as paredes estão em boas condições e se há indício de infiltrações. Esses problemas, além de acarretarem prejuízos, danificam a habitabilidade do imóvel e colocam em risco a saúde e a segurança dos moradores.

No caso de apartamentos, aproveite para perguntar ao síndico como é feita a manutenção de elevadores e quando foram providenciados os últimos reparos.

Taxa de condomínio

Se você busca por um apartamento, é essencial saber a média da taxa de condomínio para evitar surpresas desagradáveis. Procure verificar as variações desse valor e veja se há muita inadimplência no empreendimento, o que pode fazer com que os custos para os outros moradores aumente.

Também consulte se o prédio está passando por obras e por quanto tempo elas devem acontecer. O mesmo vale para a frequência de serviços como jardinagem e limpeza, que aumentam as taxas e podem comprometer a renda do morador.

Portas e pisos

Antes de tomar a decisão, observe os pisos e portas do imóvel em que você está interessado. Cupins, brocas e outras pragas comprometem a estrutura e podem exigir gastos inesperados com a troca dos itens infestados.

Observe se móveis de madeira apresentam um pó marrom escuro, que indica que esses pequenos seres desagradáveis estão fazendo a festa no imóvel.

Converse com a imobiliária ou o proprietário e veja se a dedetização está em dia e quando deve ser feita a próxima eliminação de pragas.

Partes hidráulica e elétrica

Para ter a certeza de que não terá problemas, verifique disjuntores, caixas de energia, tomadas e interruptores. Se houver sinais de superaquecimento, como manchas escuras, fios remendados ou outros danos, fique atento.

Lembre-se de que os imóveis mais antigos não estavam preparados para sustentar os aparelhos modernos que temos hoje em dia.

Ainda é importante ligar chuveiros e torneiras para verificar a existência de vazamento.

Caso tenha dificuldades, chame um profissional para fazer essa avaliação. Eles possuem aparelhos próprios para constatar vazamentos através das paredes e que muitas vezes ficam invisíveis.

Segurança

Se está procurando um apartamento, veja como é a segurança do edifício ou do condomínio. Avalie se sua entrada é anunciada e se existem dispositivos de segurança, como portão eletrônico e câmeras de vigilância.

É importante, também, atentar para a segurança do bairro. Observe se há alto índice de criminalidade e se o policiamento é eficiente.

Escolher um imóvel usado pode ficar mais fácil quando consultamos os detalhes certos. Para isso, não deixe de contar com a ajuda de especialistas de uma imobiliária. Eles entendem o mercado e garantem uma transação segura e de confiança.

Gostou de saber sobre o que se atentar na compra de imóvel usado? Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ter acesso a mais conteúdos como este! Estamos no Facebook, Linkedln e Twitter.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.