5 pontos essenciais para descobrir o tamanho ideal de apartamento

Mudar de casa e montar um lar é um processo detalhado que exige atenção nas escolhas para que, no final, o imóvel atenda às necessidades que você e sua família tem, concorda? Um dos pontos mais importantes desse tema é a escolha do tamanho ideal de apartamento, seja para a locação, seja para a compra.

São várias as questões que devem ser consideradas para garantir um bom conforto nesse local em que passamos tanto tempo do nosso dia a dia e vida. Deixar algum ponto de fora pode atrapalhar na adaptação ao espaço e fazer com que você tenha que trocar de local em pouco tempo, sendo importante analisar bem para evitar que isso aconteça.

Quer saber tudo o que você deve colocar na balança para fazer uma escolha certeira? Continue acompanhando para conferir nossas dicas!

1. Tamanho da família

O tamanho da família é um dos detalhes mais importantes e básicos a serem considerados antes da aquisição do seu apartamento. Veja bem, o imóvel deve ter quartos e banheiros suficientes para comportar a quantidade de membros. 

No caso dos filhos, é importante pensar na idade em que estão, mas verificar se o local é ideal também para quando estiverem mais crescidos. Quando crianças, precisam de um lugar para brincar, já no final da adolescência podem querer ter o próprio quarto e mais privacidade.

Porém, isso vai além da quantidade de quarto e camas. O tamanho dos cômodos, como sala e cozinha, deve ser suficiente para caber toda a família junta sem ficar espremida, não é mesmo?

Sem falar nos familiares, que podem ir visitá-los nos feriados e datas comemorativas. Se você tem uma família grande, que gosta de viajar e tem costume de recebê-los, é essencial que o imóvel também tenha espaço para todos, sem que fiquem apertados e desconfortáveis nessas épocas do ano. 

Nessas situações, pense na possibilidade de investir em um que tenha quartos para os hóspedes, bem como uma sala e mesa que possa ser adaptada para caber sua família toda. Assim sua rotina não é prejudicada e todos ficam bem acomodados.

2. Presença de animais de estimação

Quem tem animais de estimação sabe que eles também são parte da família, não é mesmo? Nesse caso, é sempre importante que eles tenham um espaço confortável para andar pela casa e quintal, bem como um local de descanso.

No caso dos gatos, eles acabam se adaptando facilmente por serem menores e gostarem de dormir em lugares inusitados, mas ter um cantinho para que eles possam brincar também é indispensável para o bem-estar deles, sem falar nas caixas de areia.

Se vocês tiverem um ou mais cachorros de médio e grande porte é preciso ter mais atenção, uma vez que eles necessitam de um ambiente maior para que não fiquem estressados e precisam de um cantinho para dormir. Caso você tenha costume de levá-los para passear diariamente, é possível diminuir um pouco o espaço.

3. Bens materiais

Outra questão muito importante a ser avaliada é a quantidade de bens materiais que você e o restante da família possui. Afinal, isso impacta no espaço que você precisará ter para colocar armários e outros itens. Já pessoas com estilo minimalista tendem a ter menos pertences e podem adquirir um apartamento menor.

Analise bem se você, marido ou filhos têm coleções, bens herdados de familiares, grande quantidade de roupas e sapatos, louças de cozinha para ocasiões especiais, peças que sejam lembranças de momentos importantes, artigos decorativos, entre outros. Sem esquecer da garagem ao pensar também na quantidade de carros que possuem.

Em muitos casos é possível fazer uma boa limpeza por tipos de bens para selecionar apenas o que é necessário para você e que traz alegria e se desfazer do restante. Além de trabalhar em uma boa organização para que, mesmo guardados, os objetos não ocupem tanto espaço da casa.

4. Estilo de vida

O estilo de vida também é um fator determinante para estabelecer o tamanho ideal do seu apartamento. Veja bem, se você viaja ou pretende ter um trabalho que te mantenha sempre fora de casa, provavelmente ficará quase sempre em outros ambientes e não precisará de tanto espaço.

Já se você é uma pessoa caseira, passará mais tempo dentro de casa e, por consequência, será necessário um quarto e sala maiores para o conforto. Esse também é o caso dos que trabalham em casa e necessitam de um escritório para um home office, por exemplo.

Quem curte fazer festas em datas comemorativas e sempre chamar os amigos para se reunirem em casa, geralmente também necessita de uma sala com espaços para que todos caibam sem dificuldades. Já se gosta de cozinhar, investir em uma cozinha mais ampla é essencial. Tudo depende do seu estilo de vida e gostos.

5. Planejamento familiar

Não basta apenas pensar na sua família e nos bens que você possui no presente. É indispensável também que você considere questões futuras e como você pretende estar daqui a 5 ou 10 anos, fazendo um planejamento familiar.

Pode ser que, no momento, você precise apenas de um quarto ou quitinete para você e seu parceiro(a). Contudo, futuramente podem considerar a possibilidade de ter filhos, adotar um animal de estimação ou morar com mais pessoas de sua família. 

Por outro lado, pode ser que você planeje viver nesse apartamento por alguns anos e mudar quando for ter filhos e ampliar a família. Não existe um trajeto certo ou errado, mas é importante considerar todas as opções.

Pense nas possibilidades e mudanças que podem ocorrer ao longo dos próximos anos em que já estiver morando em seu apartamento. Dessa forma, você poderá se planejar para que o imóvel esteja sempre adequado ao que necessita.

Assim que você tiver um maior conhecimento das necessidades que você e sua família tem, bem como começar a visualizar como deseja o imóvel, será possível ter um parâmetro melhor sobre o tamanho ideal de apartamento. Para ajudar nessa escolha, não deixe de contar com uma empresa especializada para procurar pelo que deseja.

Gostou de saber como acertar a medida ideal do seu apartamento? Aproveite também para curtir nossa página no Facebook, assim você receberá mais conteúdos de grande ajuda para a escolha do seu lar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.