Conheça 9 vantagens de morar em São Caetano do Sul!

São Caetano do Sul faz parte do ABC Paulista e é considerada um referencial em qualidade de vida no estado de São Paulo. Com aproximadamente 150 mil habitantes, a cidade se destaca por apresentar uma das maiores rendas per capita do país, em torno de 2 mil reais por habitante, ou seja, 21 vezes maior que nas cidades mais pobres. Só esse já seria um ótimo motivo para pensar em morar em São Caetano do Sul.

A história de sucesso da cidade começa em 1553 com a fundação da Vila de Santo André. Foi só em 1961 que Fernão Dias doou aos padres locais o sítio que se tornou a Fazenda de São Caetano. Em 1877, mais precisamente em 28 de junho, imigrantes italianos fundaram o município, que só se emancipou do distrito de Santo André em 1947. O complemento “do Sul” veio em 1948 para diferenciá-lo do município de mesmo nome em Pernambuco.

Hoje, morar em São Caetano do Sul é sinônimo de qualidade de vida em uma cidade próspera e cheia de oportunidades. Por isso, neste post listaremos mais 9 vantagens de morar no município. Boa leitura!

1. Alto IDH

Não é só a renda da cidade que chega a um dos maiores patamares do país. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) também é um dos mais altos entre os municípios brasileiros. Em uma escala que vai de 0 a 1, São Caetano do sul chega ao valor de 0,862.

O IDH avalia fatores como o acesso à educação, a renda, a saúde e longevidade, assim como a qualidade de vida da população.

2. Melhores escolas do país

Tanto a rede de educação privada quanto a pública do município de São Caetano do Sul estão, comprovadamente, entres as melhores do país. Ano após ano, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) constata, por meio do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que os alunos da região atingem pontuações acima da média nacional.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município conta com 49 escolas de ensino fundamental e mais 26 estabelecimentos de ensino médio, entre públicos e particulares. 

3. Diversificação da economia

Como parte da região metropolitana de São Paulo, uma das maiores capitais econômicas do mundo, São Caetano do Sul está recheada de indústrias, oferece um vasto comércio, além de muitos prestadores de serviços. Diante disso, a economia da cidade é bem dinâmica, com grandes oportunidades de negócio.

4. Oferta de empregos

Essa mesma diversificação econômica que acabamos de citar é também responsável pela geração de empregos na cidade. Portanto, quem mora em São Caetano do Sul tem mais chances de se manter empregado, mesmo em épocas de crise no país, o que também contribui para uma maior qualidade de vida e segurança.

5. Opções de lazer

O município também oferece opções de lazer diferenciadas, como o Espaço Verde Chico Mendes, um parque com infraestrutura completa, quadra de esportes, pista para corrida, lanchonetes e cafeteria, além de muito ar puro e muito verde, com árvores da Mata Atlântica.

Há também vários outros lugares onde passear e se divertir, como o Park Shopping São Caetano, a Igreja Matriz da Sagrada Família, ótimas opções de restaurantes, inclusive premiados pela revista VEJA, sem contar com o Estádio de Futebol Anacleto Campanella.

6. Acesso fácil a outras cidades importantes

São Caetano do Sul está apenas alguns quilômetros de distância de São Paulo e outras cidades vizinhas do ABC paulista, que também são muito importantes para o desenvolvimento econômico do país. É possível chegar a São Bernardo do Campo ou Santo André, por exemplo, usando o transporte coletivo.

Dessa forma, é viável, até mesmo para quem deseja trabalhar em São Paulo, morar em São Caetano do Sul e se locomover com facilidade para o local de trabalho todos os dias.

7. Baixo custo de vida

O custo de vida na cidade é mais baixo quando comparado ao de São Paulo, por exemplo. O valor do metro quadrado em alguns bairros é mais alto do que em outras regiões ―  o que não é totalmente ruim para quem deseja investir na compra de um imóvel para morar em São Caetano, já que também tem um potencial maior de valorização.

Isso só reforça a teoria de que para quem trabalha em São Paulo, morar em São Caetano do Sul é um excelente negócio.

8. Infraestrutura do município

Além das escolas, o município também conta com 38 estabelecimentos de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde), além de uma respeitável infraestrutura de segurança que garante um baixo índice de criminalidade na região.

9. Bairros seguros e tranquilos

Embora com muitas indústrias e comércio vasto, São Caetano do Sul também tem bairros residenciais muito tranquilos e ideais para uma vida em família com qualidade, bem diferente daquela oferecida pela maioria dos grandes centros urbanos do país.

Para quem prefere regiões de alto padrão, o bairro Cerâmica é o mais recomendado com seus condomínios, prédios e casas de luxo, além de ser o endereço do Shopping Park São Caetano. Já para quem curte uma badalação, o centro e o bairro Barcelona são os mais indicados, com suas ruas movimentadas e residências, indústrias e comércios misturados em um só lugar.

Há ainda os bairros mais simbólicos e tradicionais, como o Jardim São Caetano, com excelentes escolas, praças, ruas sossegadas e com clima familiar, próximo ao centro da cidade e do comércio.

Os bairros Santa Maria e Olímpio têm características bem parecidas e oferecem, ainda, em suas vias principais, diversos estabelecimentos comerciais úteis no dia a dia, como supermercados, restaurantes, padarias, farmácias e academias.

Além de tudo isso, a cidade também conta com diversas empresas especializadas no setor imobiliário, com vasta experiência e conhecimento sobre os imóveis da região e capazes de ajudar você a encontrar o lugar ideal para morar em são caetano do sul.

Quer saber mais sobre o mercado imobiliário da região de São Caetano do Sul? Então assine a nossa newsletter e receba muito mais conteúdos exclusivos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Maria Rivanilde Tavares

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.