Entenda como funciona o consórcio de imóveis

Existem diversas maneiras de comprar um imóvel próprio, como por meio dos financiamentos. Assim, é possível conseguir melhores condições de pagamento com parcelas que cabem no bolso e fazer um planejamento financeiro mais adequado. Em meio a tantas opções, surge o consórcio de imóveis, uma alternativa atrativa para quem deseja fazer esse investimento de forma coletiva.

Mas, antes de optar por essa solução, é preciso entender a fundo o funcionamento, certo? Por isso, nós selecionamos algumas informações importantes sobre o consórcio de imóveis que ajudarão você a entender mais sobre essa possibilidade. Confira!

Como funciona o consórcio de imóveis?

O objetivo de um consórcio, seja ele destinado à compra de qualquer item, é reunir pessoas que desejam adquirir um bem em comum. Sendo assim, é feito o pagamento das parcelas e, mensalmente, ocorre o sorteio e alguém é contemplado.

Quanto à parte de adesão, a análise do crédito tem um diferencial, já que é mais flexível do que financiamentos ou outros empréstimos bancários. Por isso, os participantes não enfrentam muita burocracia ao entrar em um grupo.

As contemplações são mensais e todos têm direito a concorrer. Entretanto, existe outra maneira, que são os lances. Por meio dessa opção, é possível fazer três tipos de ofertas envolvendo a área de imóveis: lance fixo, lance embutido ou lance livre. Dessa forma, quem desejar pode aumentar as chances de antecipar o recebimento da carta de crédito.

Quais são as vantagens?

Conhecer as vantagens na aquisição de um imóvel em consórcios é fundamental para avaliar se essa opção vale a pena. Então, separamos alguns benefícios para que você entenda melhor sobre os diferenciais desse tipo de negócio.

Custo reduzido

Quando comparado aos financiamentos apresentados no mercado, o consórcio tem um custo inferior. Isso ocorre porque a taxa cobrada pelo banco costuma ser alta. Por outro lado, o valor cobrado por administradoras são menores.

Pouca burocracia

Como citado, o consórcio é pouco burocrático e exige um número reduzido de documentação para concluir a adesão do participante. Além disso, pessoas que estão negativadas também podem participar do processo, assim como da contemplação, porque a situação é verificada somente no recebimento da carta de crédito.

Esse é um benefício, já que em muitos financiamentos os procedimentos levam tempo até o momento da aprovação do valor que foi solicitado.

Ausência de valor de entrada

Ao comprar um imóvel, muitos se deparam com o valor exigido para a entrada. Nem sempre é possível contar com essa quantia, e isso se torna um obstáculo para alguns. Em consórcios, essa etapa não é necessária porque as parcelas mensais são o suficiente para a participação nos sorteios.

O que avaliar ao buscar um consórcio de imóveis?

Apesar das vantagens apresentadas, é sempre bom ter cuidado em alguns pontos para que nenhuma surpresa negativa aconteça, não é mesmo?

Um dos primeiros aspectos que você deve avaliar é o prazo de duração do consórcio, analisando se o período dele condiz com a sua realidade. Para imóveis, por exemplo, esse tempo pode durar até 180 meses.

Outro fator é o contrato que você assinará. Leia e releia, com o objetivo de entender todos os seus direitos e deveres no processo. Afinal, o bem que está em jogo tem um valor alto e, por isso, exige cuidado em todas as etapas da negociação.

Procurar um consórcio de imóveis como meio de realizar um sonho, ou até mesmo como maneira de investimento, é uma boa opção. Vantagens, como pouca burocracia e taxas mais acessíveis, são importantes para quem deseja fazer uma aquisição a médio ou longo prazo. Além disso, a contemplação pode acontecer antes do esperado. Com os cuidados necessários, o consórcio é uma alternativa vantajosa para a aquisição de um imóvel.

Agora que você está por dentro desse assunto, que tal conferir também os 5 cuidados fundamentais ao comprar o primeiro imóvel?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.