Como economizar energia usando cortinas e persianas em casa?

Você sabia que o uso de cortinas e persianas pode resultar em uma conta de luz mais leve no fim do mês? Esses acessórios são mais que parte da decoração da casa, eles também auxiliam na proteção contra o calor e o frio. Pensando nisso, separamos neste post dicas de economia de energia.

O ar-condicionado e os aquecedores são os grandes vilões da conta de luz. Dá para sentir a diferença no bolso quando usamos esses aparelhos, não é? Para amenizar esses gastos, reunimos abaixo algumas sugestões. Vamos lá?

Invista em cortinas e persianas

Pode até não parecer, mas as persianas e as cortinas oferecem diversos benefícios além de tornar os ambientes mais aconchegantes. Estamos falando de economia de energia, privacidade, controle da luz e da temperatura, sem contar na preservação dos pisos e dos móveis da casa.

A explicação é simples: em um dia muito quente, as cortinas fechadas são capazes de bloquear o calor vindo de fora, mantendo o ambiente interno mais fresco. Essa prática pode poupar o ventilador e o ar-condicionado e reduzir o consumo de luz desses aparelhos, em caso de uso.

É que quanto mais quente o ambiente está, mais luz o ar-condicionado gasta para diminuir a temperatura. Se ela não está tão alta, o esforço do aparelho será menor.

Durante o inverno as persianas também são úteis. Aproveite a luz solar para iluminar a casa, deixando-as bem aberta. Além de poupar energia com as lâmpadas, seu corpo agradecerá o contato com o sol e a produção de vitamina D!

Não podemos nos esquecer também da maior conservação que o acessório oferece para o interior da nossa casa. Se um móvel ficar exposto ao sol por muito tempo, pode ficar manchado e mais frágil rapidamente. Os pisos também costumam perder a cor e o brilho. Com as cortinas, esse risco é amenizado, já que elas filtram os raios mais intensos.

Evite bloquear a luz solar com móveis

Além do cuidado com as persianas, a disposição dos móveis também merece atenção. Um armário mal posicionado pode bloquear a luminosidade natural e fazendo com que luzes acesas sejam necessárias até durante o dia.

Por isso, tenha cuidado na hora de montar guarda-roupas, armários e outras mobílias, verificando a entrada dos raios solares. Além disso, garanta que nenhum deles atrapalhará o bom funcionamento do ar-condicionado, como, por exemplo, tapando a saída de vento.

Aposte em cômodos de cor clara

Outra dica útil é investir em tintas claras para pintar os cômodos, sobretudo, aqueles com menos luminosidade ou de tamanhos menores. Paredes brancas, bege e creme, por exemplo, ajudam a refletir a iluminação natural, deixando os cômodos mais claros.

A mesma noção é aplicada para efeito de amplitude. Se você tem um quarto pequeno, opte por tons pastéis e evite cores muito fortes. Assim, notará que o espaço parecerá maior visualmente.

Os espelhos também são grandes aliados na missão de deixar a casa mais iluminada e espaçosa. Eles ajudam nos reflexos dos raios solares e causam uma impressão de profundidade no cômodo.

Como você viu, há pequenos truques que podem ser utilizados com a finalidade de economia de energia. O uso de persianas é um deles, mas não podemos nos esquecer de preferir tons claros de tinta para a parede e ter atenção para permitir um bom fluxo de luz nos cômodos.

Este artigo foi útil para você? Então, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.