Acabamentos para casa: saiba o que observar ao procurar um imóvel

Quando estamos à procura de um novo imóvel para morar, é normal termos atenção à sua localização, ao número de cômodos, à vizinhança e ao valor do aluguel ou compra. Entretanto, há outro quesito que merece muita atenção: os acabamentos para casa.

Por mais que o imóvel esteja bonito esteticamente, é necessário ter um olhar mais aprofundado para perceber outros detalhes importantes, como a durabilidade dos materiais usados e seu estado de conservação.

Neste post, separamos algumas dicas valiosas para ajudar na escolha da casa perfeita. Quer conferir? Continue a leitura!

Avalie a qualidade dos materiais

Quando a parte estrutural de uma casa fica pronta, é o momento de investir nos acabamentos. Para se ter uma ideia, esse é o momento de se preocupar com pisos e revestimentos de parede, rebaixamento do teto, molduras de gesso, assentamentos de janelas e portas, pintura externa e interna etc. Ufa! São muitos detalhes, não é?

A qualidade dos materiais utilizados nestes locais é tão importantes justamente por eles representarem tudo aquilo que vemos e usamos diariamente. Imagine ter problemas com os acabamentos para casa e ser obrigado a trocar tudo?

Antes de fechar negócio em uma nova casa, é interessante conferir detalhadamente todo o material usado na obra. Que tal levar um arquiteto ou um decorador para auxiliar na identificação da qualidade? Assim, você evita surpresas desagradáveis no futuro.

Verifique o nivelamento do piso

Quer saber qual é um dos maiores pesadelos de uma casa nova? Pisos desnivelados. Não é apenas a questão estética que fica comprometida, mas também o lado prático. Os pisos mal nivelados dificultam a instalação de móveis e a movimentação deles porque acabam funcionam como um degrau.

Se precisar arrastar os móveis do quarto para limpar, por exemplo, é provável que precise sustentar o peso de todo o móvel para movê-lo, já que o chão vai impedir que ele deslize. A sujeira também é outro problema. Já imaginou varrer ou passar pano em um chão todo irregular?

É por isso que os pisos são os que mais merecem atenção dentre os acabamentos para casa. Certifique-se que eles são de boa qualidade e não estão soltando, descascando ou mal colocados.

Veja se é do seu gosto

Você já viu que o acabamento é um ponto determinante no momento de escolher um novo lar. Isso porque não estamos falando apenas da pintura e do chão, mas das pias, janelas, espelhos, boxes etc.

Além de checar se tudo está em boas condições, é importante que a sua família também goste dos acabamentos escolhidos. Os pisos e a pia do banheiro, por exemplo, são itens feitos para acompanharem você e sua família por muitos e muitos anos  e ninguém deseja ter que se deparar todos os dias com aquele chão horrível, certo?

É claro que também  é possível dar um jeitinho nos acessórios de que não gostamos muito. Alguns itens de decoração ou até mesmo um tapete ou carpete podem camuflar ou tirar a atenção das coisas que não são do nosso gosto. Vale a pena avaliar bem cada caso!

Saiba como foi executado

Conhecer a execução da obra do imóvel é uma boa forma de saber seus pontos fracos e fortes. Quando a moradia já está pronta, é difícil resgatar informações do momento da construção. No caso dos apartamentos, uma boa dica é consultar os demais moradores sobre a qualidade do prédio.

Pergunte se eles tiveram problemas com infiltrações, entupimentos e defeitos. Uma alternativa é visitar demais imóveis da mesma construtora, assim você pode checar seu padrão de trabalho, qualidade e segurança.

Viu como os acabamentos para casa são uma parte importante da construção? Para você procurar um imóvel impecável nesse quesito, basta seguir as nossas dicas. Verificando a qualidade do material, o estilo e dando atenção aos pisos, você não se arrependerá da sua escolha.

Você tem amigos que também precisam de dicas sobre acabamento? Então compartilhe este post nas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.