Checklist: 7 fatores para considerar na hora de avaliar um imóvel

Ao fazer uma transação imobiliária, você deve tomar certas medidas de precaução para que o negócio seja feito sem maiores problemas e de forma justa para ambos os lados.

Um dos instrumentos que você deve utilizar para tal é a avaliação de imóvel. Mas, afinal, o que você deve levar em consideração ao avaliar um imóvel?

Preparamos este artigo com o intuito de guiar você e esclarecer essa questão. Falamos sobre a importância de avaliar um imóvel e apresentamos dicas para você levar em consideração durante essa etapa. Continue lendo e saiba quais são elas!

Conheça a importância de avaliar um imóvel

Avaliar um imóvel é fundamental para realizar uma transação imobiliária. Concluindo essa etapa, você encontra o real valor do imóvel e não corre o risco de fazer uma má negociação como vender, comprar ou alugar o imóvel a um preço abaixo do valor real ou a um preço acima do que ele realmente vale.

Veja a seguir o que você precisa verificar na hora da avaliação.

1. Localização do imóvel

Um fator que sempre merece grande destaque ao avaliar o imóvel é a sua localização. Procure conhecer as proximidades da região, o que caracteriza o bairro, se a região atende ao perfil que você procura e se ela se encontra próxima à escola dos seus filhos, ao seu local de trabalho ou à sua família.

2. Acesso a transporte público

Outro ponto a ser avaliado é o acesso a meios de transporte público como metrô, trem e ônibus. Este fator é fundamental caso você não disponha de carro.

Entretanto, tal fator não deve ser ignorado caso você tenha carro, pois em algum momento você e sua família, além de prováveis visitas que você receberá, podem precisar utilizar o transporte público.

3. Infraestrutura do bairro

Avalie a infraestrutura do bairro, isto é, tanto aspectos como saneamento, asfaltamento e energia elétrica quanto a existência de serviços básicos (escolas, hospitais, clínicas, escolas, entre outros).

4. Proximidade de espaços de lazer

Analise a proximidade de espaços de lazer à região onde o imóvel está localizado. Isso inclui shoppings, praças e parques públicos. Morar perto de locais como esses torna mais cômodos os momentos de lazer para você e sua família, uma vez que elimina a necessidade de percorrer grandes distâncias.

5. Natureza e comércio

Verifique se há uma boa variedade de comércio na região, como lanchonetes, mercearias, padarias, farmácias, frutarias, etc.

Verifique também a existência de espaços verdes e se é possível ter contato com a natureza no local. Eles são importantes para a saúde, o bem-estar e a manutenção de um bom conforto térmico em toda a região.

6. Índices de criminalidade e violência

O tema central na atualidade é a violência. Dessa forma, não negligencie este aspecto. Procure relatos de moradores do local para saber se o bairro é violento ou não. Além disso, consulte dados oficiais quanto ao índice de criminalidade na região.

7. Características estruturais do imóvel

Analise as características estruturais do imóvel, isto é, estruturas físicas como lajes, paredes, vigas, pilares etc. Não se esqueça de avaliar também os sistemas elétrico e hidráulico.

Por fim, avalie o imóvel quanto a posição do sol e os ventos dominantes, medindo a partir daí o nível de conforto térmico do imóvel.

Avaliar um imóvel é uma tarefa que exige muitos cuidados, mas é necessária se você quiser fazer uma transação imobiliária de forma coerente. Sendo assim, é extremamente recomendado que você procure profissionais especializados no assunto, além de contratar uma imobiliária de destaque e experiente nesse mercado, como a Metropolis.

Agora que você já sabe o que levar em consideração em uma avaliação de imóvel, entre em contato conosco. Somos uma imobiliária localizada na cidade de São Caetano do Sul, com larga experiência nessa questão.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.