5 dicas para manter cachorro em apartamento sem problemas

Ter um cachorro em casa pode ser um ótimo jeito de espantar a solidão e se sentir mais feliz, certo? Muitas pessoas, contudo, acabam deixando essa ideia de lado quando moram em lugares pequenos. A boa notícia é que, embora possa exigir um pouquinho mais de cuidado, é possível, sim, manter um cachorro em apartamento!

É claro que manter um animalzinho em lugares menores requer mais dedicação e atenção redobrada. Ainda assim, com muita responsabilidade e com as dicas certas, você pode garantir que tanto o seu amiguinho quanto a sua casa fiquem perfeitamente bem. Quer ver só? Vamos às dicas!

1. Adote uma rotina de limpeza

Uma das dicas mais cruciais para manter um cachorro em apartamento, principalmente em ambientes internos, é montar um cronograma diário com as atividades de limpeza. Aqui, tudo merece atenção: o cheiro característico de cachorro, os pelos perdidos pelo chão, até os próprios dejetos.

Existem diversos produtos no mercado que prometem eliminar odores de animais, mas uma ótima dica caseira é o vinagre. Se diluído em água, ele é excelente para limpar o chão e não mancha. Já os pelos podem ser resolvidos com um bom aspirador de pó ou, no caso de panos e roupas, com rolinhos adesivos.

2. Adestre o seu amiguinho

Os donos de cãezinhos precisam cumprir seus afazeres, mas, se o pet contribuir, isso fica mais fácil. Então, desde cedo, invista no adestramento do cachorro. Principalmente, ele deve aprender o local certo para fazer suas necessidades — afinal, ninguém quer uma casa toda suja, certo?

Quanto mais jovens, mais rápido eles aprendem os truques. Por isso, esse também é o momento de delimitar seu espaço e decidir se ele vai poder subir na cama ou no sofá, por exemplo.

3. Monte um banheirinho de pet

Não é que você precise, realmente, criar um banheiro para o seu cachorro, porém é essencial que haja um espaço na casa onde seu pet saiba que é o lugar de ele fazer xixi e cocô.

Muitas vezes, os cães deixam para fazer suas necessidades durante os passeios na rua, mas, se passarem muito tempo presos ou se estiver chovendo, eles vão precisar de outra opção.

Nesses casos, um grande aliado são os tapetinhos higiênicos, que são descartáveis e de fácil uso. Eles podem ficar no próprio banheiro da casa, na varanda ou área de serviço, por exemplo, e são capazes de absorver bastante líquido, durando até um dia inteiro. Depois que eles se sujarem, é só jogá-los fora e os repor. Simples!

4. Busque maneiras de gastar energia

Depois que você estabelecer uma rotina, tanto para você quanto para seu pet, será o momento de garantir que tudo vai sair como o planejado. Para isso, é essencial encontrar formas para que o seu animalzinho gaste energia.

A falta de espaço, inclusive, pode causar estresse, sedentarismo e até solidão. Portanto, crie o hábito de levar seu cão para passear na rua, diariamente. Assim você assegura que o pet estará feliz e, ao mesmo tempo, que a casa vai ficar em ordem.

5. Deixe sua casa segura

O que menos queremos aqui é que seu animalzinho se machuque, não é? Por isso, é necessário ter atenção em alguns pontos, se você vai ter um cachorro em apartamento. Primeiramente, o mais recomendável é instalar telas de proteção nas janelas e sacadas, para eliminar o risco de acidentes.

Além disso, outra questão importante são as plantas: elas são ótimas para decorar, mas podem ser extremamente nocivas para os animais. Antes de ter uma plantinha em casa, certifique-se de que ela não é tóxica para o cão. Mesmo se não for, procure deixá-la longe do alcance dos pets.

Enfim, como vimos, são simples os cuidados que precisamos ter para manter a segurança dos cães e organização de casa. Segundo essas dicas, você conseguirá manter um cachorro em apartamento de forma muito mais fácil!

E aí, gostou deste post? Agora, que tal continuar por dentro de todas as nossas sugestões? Curta nossa página no Facebook e confira nosso conteúdo direto da sua timeline!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.