5 dicas incríveis de decoração para apartamento pequeno

Quem vive em poucos metros quadrados sabe que esse estilo de lar oferece algumas vantagens, especialmente na hora da limpeza e da manutenção, não é verdade? Por outro lado, pensar em uma boa decoração para apartamento pequeno, seja ele novo ou usado, traz alguns desafios.

Mas fique tranquilo! Existem algumas boas dicas que podem ser aplicadas na sua residência para torná-la mais bonita, aconchegante e, ainda, aumentar a sensação de amplitude do espaço. Quer saber quais são elas? Continue a leitura e confira agora mesmo!

1. Use espelhos e objetos transparentes

O vidro e o acrílico são aliados de quem mora em apartamentos com pouca metragem. Em geral, além de serem muito bonitos, eles fazem com que o ambiente pareça maior e ampliam o poder da iluminação natural.

Do mesmo modo, objetos transparentes, como uma mesa de vidro ou pequenos itens decorativos, deixam o espaço mais leve e fluido, com menos barreiras visuais. Por isso, não deixe de adicionar esse tipo de material à sua composição.

2. Opte pelas cores mais claras

Os tons mais claros e pastel, como o branco e o bege, devem predominar em paredes, pisos e tetos, pois contribuem bastante para a sensação de amplitude e aconchego do espaço. Essa é uma solução simples e econômica de decoração para apartamento pequeno.

Por outro lado, as cores fortes e de maior personalidade, como o amarelo, o vermelho e o azul-escuro, não precisam ser deixadas de lado. Elas podem compor o ambiente em objetos menores, ou seja, em detalhes de decoração que trarão mais charme sem carregar o ambiente.

3. Planeje os seus móveis

Quem tem um lar de dimensões reduzidas não pode se dar ao luxo de comprar um móvel para, só então, decidir como encaixá-lo no ambiente. Cada peça deve ter sua disposição pensada previamente.

Vale a pena investir em móveis planejados que, por serem feitos sob medida, otimizam o uso do cômodo. Se o orçamento estiver apertado, opte por móveis com dimensões adequadas e que aproveitem bem o espaço.

Outra boa dica de otimização é apostar nos móveis multiúsos, os quais podem ser utilizados para mais de uma finalidade, como uma cama baú ou uma mesa de centro estofada, que também funciona como pufe.

4. Aproveite o potencial das suas paredes

Impossível falar sobre decoração para apartamento pequeno sem mencionar o leque de possibilidades oferecido pelas paredes. Devido à pouca disponibilidade de espaço, elas são grandes aliadas, uma vez que nelas é possível instalar:

  • suporte para a TV, otimizando o espaço e deixando a decoração da sala mais elegante;
  • prateleiras, que proporcionam mais superfície para organização e decoração;
  • objetos decorativos, como quadros e porta-rolhas, por exemplo;
  • cortinas, que deixam o ambiente mais leve e elegante; e
  • papéis de parede, que tornarão o ambiente mais aconchegante.

5. Use seus utensílios como peças de decoração

Quem comprou ou alugou um apartamento pequeno precisa aproveitar cada detalhe para tornar o ambiente mais agradável, não é verdade? Nesse sentido, os utensílios domésticos, como copos, panelas, taças, entre outros, podem fazer uma grande diferença.

Na hora de comprar seus utensílios, busque aqueles que oferecem não só utilidade doméstica, mas também apelo estético. Há peças de bom gosto que podem contribuir para tornar o visual do seu apê (especialmente na cozinha) mais bonito e agradável.

Viu só? Viver em poucos metros quadrados não precisa ser sinônimo de desconforto e de falta de aconchego — muito pelo contrário! Com as ideias certas e boas dicas de decoração para apartamento pequeno você conseguirá deixar o seu lar com a sua cara. Agora, é só colocar em prática!

Falando nisso, quem vive em apartamento pequeno sabe como é difícil manter os sapatos em ordem, não é mesmo? Então, aproveite e leia também nossas dicas para facilitar a sua vida nessa tarefa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.