Quanto vale meu imóvel: veja o que pode influenciar no valor dele

“Afinal, quanto vale meu imóvel?”. Essa é uma das maiores dúvidas dos proprietários que pretendem avaliar sua propriedade. Chegar ao preço justo de um imóvel não é algo a ser avaliado de forma simplista.

Para chegar a um valor correto, essa tarefa deve ser reservada para corretores de imóveis e outros profissionais do mercado imobiliário. Mas, a dificuldade acontece porque os números mudam ano após ano e dependem de uma série de variáveis.

Entender os fatores que impactam no preço final de uma propriedade é função de especialistas, que identificam o que valorizam e o que pode depreciar uma construção. Quer saber mais sobre o assunto? Leia este post e fique por dentro!

Localização

Esse é um dos itens mais importantes na avaliação de precificação de um imóvel. Uma construção valorizada deve estar em áreas nobres e com boa infraestrutura.

Isso porque quem busca facilidades e qualidade de vida se dispõem a pagar mais pela moradia. É por isso que, às vezes, casas simples podem custar mais do que o esperado se estão em um bairro central ou nobre.

Como a demanda nesses lugares é grande e o acesso a serviços básicos é facilitado, o preço sobe. É fácil de observação o quanto a localização impacta no preço quando comparamos imóveis de regiões afastadas e em desenvolvimento com imóveis localizados em áreas centrais.

Áreas de lazer

Você provavelmente já sonhou em morar em uma casa ou apartamento que ofereça área de lazer, não é mesmo? Pois é, você não é o único. Por isso, imóveis que dispõem de espaços com piscina, churrasqueira, quadra esportiva e parquinho infantil são mais valorizados.

Como atraem mais interessados, os donos de imóveis sobem o preço, já que existem pessoas dispostas a pagarem.

Alguns condomínios oferecem apartamentos pequenos que podem chegar a valores exorbitantes, tudo por conta das áreas de lazer coletiva. E se engana quem pensa que as construtoras não saem do lugar-comum: hoje existem opções com spa, academia e até cinema!

Vagas de garagem

Com o crescente aumento de automóveis nas ruas, ficou mais comum a existência de imóveis que oferecem mais do que uma vaga de garagem. Pela necessidade, esse é um item que valoriza uma propriedade.

Devemos lembrar que o carro, assim como um imóvel, é um bem de alto valor. As pessoas querem que ele fique protegido das ações do tempo. Sendo assim, a valorização dos imóveis com vaga de garagem aumenta, ainda mais se ela for coberta.

Acabamento da construção

A fase final de uma construção, o acabamento, é uma das mais importantes. Isso é porque são os detalhes dessa etapa que ficarão visíveis e que determinam a durabilidade e a necessidade de reparos e reformas em um imóvel.

É fácil perceber quando a construção foi finalizada com material de baixa qualidade. Além de torná-la mais barata, a possibilidade de necessitar de reformas aumenta consideravelmente. Essa característica afugenta os interessados e consequentemente diminui o valor do imóvel.

Devemos ter em mente que um bom acabamento, feito com material de qualidade, não implica só em sofisticação. É uma decisão que torna o local mais seguro para moradia e que evita a deterioração do ambiente.

Conseguiu esclarecer a pergunta “quanto vale meu imóvel?” Lembre-se de que uma precificação justa depende de bons profissionais, por isso, na hora de anunciar seu imóvel para venda ou locação, não deixe de contar com a consultoria de uma imobiliária com experiência no ramo. Aproveite e leia nosso post com o passo a passo para disponibilizar seu imóvel para locação!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.