Plantas para apartamento: quais as ideais e como cultivá-las?

Quem foi que disse que não existem plantas para apartamento? Bem, melhor do que descobrir quem contou essa mentira é saber quais são as plantas mais indicadas para esse tipo de imóvel.

Cultivar plantas na parte interna ou na sacada do apartamento é uma excelente iniciativa para deixar o seu lar mais bonito, decorado e com mais saúde. Sim, saúde, já que até o ar vai melhorar.

A partir de agora, continue a leitura deste post e confira quais são as plantas para apartamento mais indicadas: 

Palmeira-rápis

A palmeira-rápis carrega um toque de sofisticação e fica bem em diversos ambientes. Procure usá-la em vasos que combinem com a decoração.

O lembrete aqui é que você deve regá-la com certa frequência, de modo a manter a planta sempre linda e forte.

Orquídea

Que tal um colorido a mais na sua decoração? A orquídea é uma das plantas para apartamento preferidas de quem adora decorar o lar. Suas tonalidades de cores variam entre o rosa, o amarelo e a púrpura, sendo possível optar também pelo charme da orquídea branca.

Pela sua delicadeza característica, a sugestão é de que a haste da planta seja escorada com um tutor. Por fim, não se esqueça de permitir a iluminação indireta e nem de observar se a sua coloração permanece bonita.

Samambaia

A samambaia casa muito bem com a sua casa (com o perdão do trocadilho) ou com o seu apartamento. Com folhas longas e pendentes, é fácil admirar suas touceiras volumosas e a bela textura.

Plante a samambaia em vasos suspensos em paredes internas ou na sacada. No entanto, não vale esquecer de cultivá-la com iluminação “meia-sombra” e oferecer, em alguns momentos, uma iluminação difusa. Evite também o vento para não queimar as folhas mais novas.

Violeta

A violeta é outra flor bastante requisitada para colorir o ambiente. Linda, ela costuma ser plantada em vasos menores que ficam sobre mesas, raques ou aparadores. Também ficam maravilhosas em parapeitos de janelas. Contudo, não se esqueça de regá-las de duas a três vezes por semana, ok?

Suculentas

Presentes na sala de estar, no hall de entrada e até na sacada, as suculentas fazem bonito entre as plantas para apartamento. Com raiz, talo ou folhas grossas, permitem que a água seja armazenada por mais tempo — o que facilita seus cuidados pelos moradores.

A curiosidade fica por conta do “alerta” para quando elas precisam de mais água. Se as folhas murcham, você precisa aumentar a quantidade. Mas, ao apodrecimento, é hora de diminuir.

Tem ainda o “aviso” da necessidade de mais luz, que acontece se as folhas estão ficando finas ou caindo. Por isso, deixá-las por algumas horas no sol sempre que for possível é uma ótima medida.

Espada-de-São-Jorge

Também chamada de Lança de São Jorge, seu visual sugere uma ornamentação. Com folhas cilíndricas, rígidas e verticais, tem resistência privilegiada e adora estar em ambientes internos à meia-sombra. Todavia, também gosta de ser cultivada sob o sol ou luz difusa. Você é quem escolhe!

A Espada-de-São-Jorge pede pouca água e suporta ambientes com aparelhos climatizadores. Ela pode ainda ser trançada e ganhar um visual envolvente.

Plantas para apartamento: jardim vertical

Antes de terminarmos, não poderíamos deixar de fora deste artigo os famosos jardins verticais. Em alta, eles têm deixado mais bonita a decoração de cada vez mais apartamentos.

Com pouco ou bastante espaço, é possível criar um jardim vertical na parede ou no painel da sala de estar, na varanda, na cozinha e até mesmo no banheiro. Pesquise mais sobre o assunto e faça o seu com algumas das plantas que acabamos de sugerir.

E aí, gostou das dicas de hoje? Lembre-se: ao compor direitinho as plantas para apartamento com o restante da decoração, o seu lar pode ficar incrível.

Se você curtiu este conteúdo, aproveite para compartilhar o post agora mesmo com seus amigos nas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. Para quem tiver curiosidade e quiser se aprofundar mais no assunto, sugiro um canal muito bacana no youtube que se chama Isaac Horta em Apartamento. Nele vc pode pegar várias dicas. Segue o link: https://www.youtube.com/channel/UCoviLqsSnbxIfE1hA1De-3w

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.