Entenda como comprar um apartamento na planta e evitar imprevistos

A compra de um apartamento na planta, ou seja, durante sua construção, pode ser uma boa alternativa para quem deseja adquirir seu imóvel com preços mais baixos e vantagens na compra. No entanto, esta mesma modalidade demanda atenção redobrada, pois pode haver atrasos na obra e até mesmo a não finalização do imóvel.

Por ser uma operação arriscada, é importante verificar cada aspecto que envolve a compra de um apartamento na planta, com calma e organização. Leia agora neste artigo como comprar um apartamento na planta sem dores de cabeça. Confira!

Conheça a construtora e seu histórico

Você vê o projeto e se encanta com o espaço, os serviços do condomínio, a decoração, o preço se encaixa em seu orçamento…, mas antes de fechar negócio, assinar os papéis e começar a pagar as prestações, pesquise mais a fundo sobre a construtora responsável pelo empreendimento. Este pode ser o maior investimento da sua vida!

Muitas pessoas ficam na mão, sem apartamento pronto porque a construtora responsável pelo projeto quebra ou atrasa o projeto por falta de recursos.

Atualmente com a internet, temos fácil acesso a informações variadas sobre o histórico de entregas de determinada companhia. Pesquise matérias antigas, posts em sites de defesa do consumidor como o Reclame Aqui, e grupos em redes sociais. Procure a própria construtora para sanar dúvidas sobre casos não solucionados anteriormente. Veja no Cartório de Registro de Imóveis a situação de seu empreendimento para evitar surpresas desagradáveis.

Visite a obra e pesquise sobre o entorno

Você deve ter avaliado a região na qual o empreendimento se localiza para ver se ele se adequava às suas necessidades, como transporte, comércio, serviços e outras demandas.

Mas depois da obra iniciada, não deixe de passar eventualmente pelo local para verificar o andamento da obra, se está causando algum impacto negativo na região que possa perdurar após a entrada dos moradores (engarrafamentos, assaltos) e outras questões que podem se tornar negativas após a mudança. Cheque com a prefeitura local se o terreno está fora de qualquer disputa de território.

Guarde todos os documentos

Para se proteger e ter embasamento na hora de uma reclamação à construtora ou possível embate jurídico, recomenda-se guardar toda comunicação relativa ao projeto, desde folders e material promocional a orçamentos e planos entregues por vendedores.

Fique atento às cobranças

Antes de efetuar qualquer pagamento, confira se aquele valor está descrito no contrato, se o valor e prazo de pagamento estão corretos. A falta do pagamento de algum item anterior pode resultar em problemas na entrega, e você precisa ter os comprovantes de quitação em mãos.

Coloque uma folga no calendário

Mesmo com uma garantia idônea sobre a data de entrega do imóvel, é importante dar uma “folga”, colocando um prazo flexível ou estendido até o momento de tomar posse do apartamento. São muitos os casos de casais que marcam a data do casamento para coincidir com a entrega das chaves, e com o atraso da construtora, acabam tendo que morar com familiares e até aumentando seus gastos com hospedagem por um atraso na entrega.

Por fim, lembre-se que a compra de um imóvel, seja ele novo ou usado, não pode ser feita por impulso. Planejamento e organização ajudam a se prevenir contra imprevistos.

Agora que você já sabe como comprar um apartamento na planta, continue a leitura e saiba agora mesmo quais são as principais taxas de financiamentos de imóveis.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.