5 dicas de como montar um cantinho de brincar para seu filho

Se você tem filhos pequenos, deve estar acostumado a chegar em casa e encontrar bonecos, carrinhos, jogos e outros brinquedos espalhados pelos cômodos, certo? É que muitas vezes, não nos atentamos para o fato da importância de montar um cantinho de brincar, o que será muito bom para as crianças e também para a organização do lar.

Se nesse momento você está se perguntando como reservar um espaço só para a diversão em um local pequeno, não se preocupe! É possível montar uma brinquedoteca em apartamentos de todos os tamanhos, basta usar a criatividade e conferir as dicas a seguir:

1. Escolha o local ideal

Pode parecer difícil escolher um lugar específico para brincar se a casa não tiver um quarto vazio. Mas é possível encontrar outras possibilidades, como o próprio quarto da criança, uma varanda ou até um cantinho da sala. O importante é garantir que o lugar seja seguro e permita que seus filhos soltem a imaginação.

Falando em segurança, é muito importante considerar a idade do seu filhote na hora de definir o espaço. Crianças muito pequenas precisam de monitoramento, e o ideal é que elas fiquem em espaços de fácil visualização dos pais. Se você optar pela varanda, não se esqueça de colocar telas de proteção nas janelas.

2. Invista no conforto

Outro ponto muito importante para montar uma brinquedoteca é garantir que as crianças estejam confortáveis no espaço. Por isso, invista em almofadas, pufes e tapetes que vão deixar tudo mais bonito e aconchegante, para seu filho e para os amiguinhos dele.

Se sua criança for pequena, não se esqueça de adaptar o espaço com, por exemplo, protetores de canto de móveis, tampões de tomada elétrica e portões de proteção perto das escadas. O ambiente precisa garantir conforto para os pequenos, mas também tranquilidade para os pais.

3. Pense na organização

A verdade é que manter os brinquedos em ordem não é fácil. Mas, para ajudar nessa missão, você pode usar alguns artifícios como caixas coloridas de diversos tamanhos, nichos e prateleiras. Se os objetos forem lúdicos e atraentes fica mais fácil de transformar a organização em brincadeira.

Estimule seus filhos a colocarem os brinquedos no lugar certo depois de usar. Para isso, separe os objetos por tipo, tamanho ou cor em compartimentos diferentes. Assim, as crianças criam desde cedo um senso de organização.

4. Capriche nas cores

Saber utilizar as cores certas é primordial, porque os pequenos são facilmente atraídos por cores vibrantes e elas podem se tornar um grande atrativo para o uso do espaço. Então, solte a criatividade e deixe tudo mais divertido!

Outra dica legal é abusar dos temas, adesivos, texturas e estampas para compor a brinquedoteca, assim a criatividade da criança é aguçada e as cores se tornam um convite para brincar. Uma parede com lousa também pode ser uma ótima ideia para incentivar a escrita e o desenho.

5. Faça do espaço um aliado de aprendizagem

Entender como montar um cantinho de brincar é muito útil para manter a organização do seu lar. Mas, a verdade é que uma brinquedoteca pode oferecer muito mais do que isso para seu pequeno. Possivelmente, vai ser nesse espaço que seu filho vai aprender as cores, as formas, ou até mesmo a ler. Por isso, invista em muitos brinquedos pedagógicos.

Como vimos acima, aprender como montar um cantinho de brincar não é muito difícil. Investir um tempo nessa tarefa pode ser gratificante, já que as brinquedotecas ajudam os pequenos a serem criativos e curiosos. E, além disso, você ainda garante que toda a casa ficará em ordem.

Agora que você terminou a leitura, que tal dividir essas dicas com outras mamães e papais? Elas podem ser muito valiosas para seus amigos, então compartilhe este post nas redes sociais!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.