Saiba tudo! Listamos aqui todos os documentos para compra de imóvel

Você finalmente encontrou o imóvel dos sonhos e deseja comprá-lo imediatamente. Depois de haver planejado a compra, dispor do dinheiro, você acredita que está pronto para adquirir o imóvel escolhido. Porém, a compra de um imóvel, por uma questão de segurança de todos os envolvidos, exige uma lista de documentos que você deve providenciar. Sendo assim, neste artigo você saberá quais são os documentos para compra de imóvel e poderá se preparar para finalmente finalizar a aquisição da sua nova propriedade. Confira!

Documentos do comprador

Comecemos com os documentos básicos solicitados, que são o RG e CPF do comprador. Depois, junte uma cópia da certidão de nascimento, se for solteiro, se for casado, a cópia da certidão de casamento. Junte também o comprovante de residência e logo após uma sequência de certidões. São elas:

[list][list-child icon=”fa-check”]certidão de feitos. É possível emiti-la por meio da Justiça Federal ou Justiça do Trabalho;[/list-child][list-child icon=”fa-check”]certidão negativa de ações cíveis. É emitia pelo Fórum;[/list-child][list-child icon=”fa-check”]certidão negativa de interdição e tutela.[/list-child][/list]

Reúna também protestos de títulos, se houver, e com todos estes documentos em mãos você poderá dar o próximo passo, que é a verificação de documentos da outra parte.

Documentos para o vendedor

Sabemos que você precisa estar preparado com os documentos certos para a compra do imóvel, porém, vai precisar também conferir se o vendedor está com todos os documentos do imóvel em mãos. E quais seriam eles? Primeiro, as certidões negativas das seguintes:

[list][list-child icon=”fa-check”]ações cíveis;[/list-child][list-child icon=”fa-check”]de interdição, de tutela e também curatela;[/list-child][list-child icon=”fa-check”]de ações na Justiça Federal;[/list-child][list-child icon=”fa-check”]de ações da Fazenda Estadual e Municipal.[/list-child][/list]

Deve apresentar também Protesto de títulos, se houver, e se for comerciante deverá apresentar certidões com relação à dívida ativa da União, de quitação de tributos e contribuições, bem como CND/INSS, de acordo com a lei 8.212/91. Deixando claro que, se o vendedor do imóvel não residir no mesmo local do imóvel, deverá apresentar todas as certidões citadas do local do imóvel e também do lugar onde reside. Mas não para por aí! Veremos agora o que diz respeito ao contrato de compra e venda. Acompanhe!

O contrato de compra e venda do imóvel

As informações, tanto do vendedor quanto do comprador, devem estar muito bem detalhadas no contrato de compra e venda. Esse contrato será o principal documento sobre a compra do seu futuro imóvel e é importante não conter erros. O contrato de compra e venda de imóvel deve ser feito por um advogado ou especialista na área para sua total segurança, sendo obrigatório conter:

[list][list-child icon=”fa-check”]as informações pessoais e comerciais do vendedor e comprador, como CPF, RG, endereço completo, profissão, estado civil e título eleitoral.[/list-child][list-child icon=”fa-check”]o valor total do imóvel pactuado;[/list-child][list-child icon=”fa-check”]o valor da entrada ou sinal, se houver;[/list-child][list-child icon=”fa-check”]a forma de pagamento;[/list-child][list-child icon=”fa-check”]as parcelas que já foram pagas (se houver), os juros e parcelas vincendas;[/list-child][list-child icon=”fa-check”]multas se o contrato for rescindido, se tiver atraso na entrega do imóvel ou entrega diferente das condições anteriormente acordadas;[/list-child][list-child icon=”fa-check”]a comissão da imobiliária;[/list-child][/list]

Confira todos esses itens no contrato antes de assiná-lo. É prudente que você envie o contrato de compra e venda ao seu advogado para que ele seja verificado antes da assinatura. Agora que você tem a lista de documentos para compra de imóvel, já pode se preparar com mais segurança para realizar a aquisição e ser de uma vez por todas proprietário do imóvel que escolheu. Quer saber mais detalhe sobre o assunto e assim tirar todas as suas dúvidas? Entre em contato conosco. Teremos muito prazer em ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.