Quer saber como decorar uma sala? Descubra aqui a resposta!

Assistir à TV após o trabalho, receber os amigos durante o fim de semana ou mesmo desfrutar de um vinho acompanhado: todas essas situações possuem um pano de fundo em comum  a sala de estar. O ambiente é o ponto de socialização da casa e costuma ser o primeiro a ser repaginado. Mas você sabe como decorar uma sala? É importante que ela possua um pouco de sua personalidade e esteja pronta para receber as pessoas, oferecendo um ar acolhedor e intimista. A seguir, apresentaremos algumas ideias simples e úteis para que você saiba por onde começar. Confira!

Escolha as cores com cuidado

O primeiro passo no seu planejamento de como decorar uma sala deve levar em consideração as cores que serão utilizadas no ambiente. Afinal, elas possuem o poder de transformar qualquer lugar e dar a sensação de aconchego. Por outro lado, podem também fazer com que salas pequenas pareçam ainda menores se usadas do jeito errado. Cinza, por exemplo, é uma das cores preferidas dos arquitetos modernistas e serve como base para acrescentar cores mais quentes. A dobradinha cinza + amarelo, inclusive, surge em várias composições de capa de revista. Para ambientes pequenos, o branco é aconselhável por causar a sensação de amplitude e limpeza, além de ser um clássico da decoração. Uma dica é escolher cores mais neutras para as paredes. Assim, você pode explorar tons quentes na decoração, se preferir. Quando enjoar, fica muito mais fácil — e barato — repaginar o ambiente.

Deixe o ambiente aconchegante

Aconchego é a palavra de ordem para um lar, principalmente quando estamos falando da sala. Para criar um ambiente mais confortável, invista em objetos como almofadas, cortinas e mantas, que, além de úteis, servem para decorar. Mantas e peles trazem sofisticação para o sofá, além de mudar o móvel sem que seja preciso trocar ou reformar. Almofadas dão o conforto que o ambiente pede e estão disponíveis em muitas formas e estilos distintos, basta escolher as que mais combinarão com seu intuito. Agora se existe um item capaz de mudar o ambiente de uma só vez é o tapete. Por isso é importante selecionar um que traduza a sua personalidade e combine com o restante da decoração. Se vai reformar a sala, pode até começar por ele e escolher os demais itens depois.

Crie composições com quadros

Quadros são o ornamento preferido do momento. Não por acaso: fáceis de combinar, trocar de lugar ou renovar. Além disso, são uma ótima forma de expressar sua personalidade no ambiente. É possível criar composições, utilizando mais de um quadro – misture tamanhos, dispondo-os em formato retangular ou quadricular. Outra opção para quem não quer furar a parede é apoiar os quadros sobre uma prateleira ou mesa.

Invista em estantes ou nichos

Estantes ou nichos são ótimos para organizar livros e até mesmo objetos decorativos, como pratos ou vasos. Prefira peças em cores neutras e linhas retas, levando o restante dos móveis em consideração. Outra vantagem apresentada por esses elementos é que revestem uma das paredes da sala, auxiliando ainda na decoração.

Selecione objetos decorativos

Por fim, abuse dos objetos decorativos. Vasos, porta-retratos e até mesmo livros podem fazer as vezes de decoração dependendo de sua disposição no ambiente. Organize os últimos por cor e você consegue um efeito decorativo com itens do dia a dia. Pode-se aproveitar tanto as prateleiras citadas anteriormente quanto mesinhas de canto ou centro, por exemplo. Se você tem dificuldades para combinar cores e estilos, conheça mais sobre o estilo minimalista e escolha poucas e boas peças. Agora que você sabe como decorar uma sala, pode começar a se planejar. Aproveite para assinar nossa newsletter e receber dicas como essas em primeira mão!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.