Investimento em imóveis: saiba como funciona, os tipos e as vantagens

O investimento em imóveis é algo muito atrativo para a maioria das pessoas que pretendem entrar no mercado imobiliário. De fato, é uma excelente oportunidade para adquirir uma renda extra e obter melhor qualidade de vida. Ademais, se o investidor estiver devidamente instruído, tem uma chance alta de obter bons ganhos. Foi pensando em você, novo no mercado imobiliário, que montamos este texto. Confira agora algumas dicas essenciais para iniciar seus investimentos.

Compra e construção de imóveis

Quem quer começar a investir em imóveis precisa saber qual o melhor custo-benefício; comprar ou construir. Quando você compra um empreendimento já pronto, acaba pagando o custo da construção somado ao lucro daquele que o construiu, porém, isso facilita o trabalho de quem pretende adquirir apenas para locar. Contrariamente, os que desejam construir um imóvel, pagam somente o custo da construção, mas essa é uma tarefa que demanda mais tempo. Para decidir qual a melhor opção, é necessário que se leve em conta a quantia monetária e o tempo que devem ser investidos.

Finalidade do investimento em imóveis

É importantíssimo estabelecer se o propósito do investimento é a revenda ou o aluguel, pois ambos são aplicações seguras que darão retorno em longo prazo. Para a revenda, porém, é importante saber que no decorrer do tempo o imóvel necessitará de manutenção. Somar o preço pago na aquisição aos custos com manutenção é a melhor estratégia para saber a hora de vender, facilitando o entendimento do taxa de lucro obtido nas futuras negociações. Alugar o imóvel também é uma boa opção. O retorno mensal é certamente algo atrativo, visto que dificilmente as pessoas deixam de pagar o aluguel. Dependendo do empreendimento e da localidade, é possível ter um rendimento mensal de aproximadamente 1% do valor investido — uma boa opção caso o mercado de vendas esteja em baixa.

Diferentes tipos de imóveis

Depois de estabelecer uma finalidade para o imóvel a ser adquirido, é importante saber a melhor forma de investir. Vejamos:

[list][list-child icon=”fa-check”]imóvel na planta: é a compra de um projeto ainda em construção. O risco desse tipo dessa aquisição é a desvalorização futura do bem, ou seja, assim que você terminar de pagar, o preço pago pode ter sido maior que o preço atual dele no mercado;[/list-child][list-child icon=”fa-check”]terreno: a depender da localidade e do preço pago, pode ser vantajoso adquirir um terreno. Como diversas cidades estão em expansão, existe uma chance alta do espaço valorizar ao decorrer do tempo. Além disso, também é possível construir e valorizar ainda mais o bem;[/list-child][list-child icon=”fa-check”]imóveis usados: o investimento em nessa categoria pode ser traiçoeiro e, ao mesmo tempo, altamente rentável. O investidor deve estar preparado para fazer uma análise minuciosa e identificar essas oportunidades, pois uma compra errada pode trazer prejuízo. Contudo, uma aquisição bem feita pode trazer bons lucros ao comprador.[/list-child][/list]

Vantagens de investir em imóveis

O investimento em imóveis é algo totalmente flexível e carrega consigo diversas vantagens. Primeiramente, é o investidor que faz todas as decisões: qual o terreno, imóvel, preço do aluguel, inquilino etc. Além disso, é algo com pouca volatilidade. Evidentemente, haverá oscilações como qualquer outro mercado, mas as grandes quedas não ocorrem de maneira brusca, e existem formas do investidor se proteger e obter lucro em longo prazo. A terceira e mais importante vantagem é a segurança, uma vez que dificilmente as pessoas deixam de pagar seus aluguéis. Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre como realizar um investimento em imóveis com segurança, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdo sobre o assunto.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.