Imóvel novo ou usado? Conheça as vantagens e desvantagens de cada um

Ainda é comum as pessoas terem o sonho de adquirir sua própria casa com o objetivo de sair do aluguel; porém, muitas delas não sabem se compram um imóvel novo ou usado. E para tirar esse projeto do papel não é tão difícil assim, no entanto, é necessário ter um bom planejamento que, certamente, tudo ocorrerá bem. Em primeiro plano, o interessado precisa decidir se tem condições de comprar o imóvel à vista ou se necessita de um financiamento. Como os valores de casas ou apartamentos são altos, a maioria das pessoas opta por financiar uma parte ou todo o valor da residência. Na hora de fazer essa escolha, é normal ainda ter dúvida sobre comprar um imóvel novo ou usado. Nesse sentido, preparamos este post para que você saiba mais sobre as vantagens e desvantagens de cada opção. Acompanhe!

Planejamento financeiro

Quando você decide comprar uma residência, precisa de um planejamento adequado para sua condição financeira. Esse preparo é imprescindível para evitar que você fique endividado no futuro. Após conhecer o valor reservado para moradia, alimentação, lazer, transporte e outras necessidades, você conseguirá eliminar o que não é prioridade. Por meio dessa economia, sem dúvida, poderá juntar certa quantia de dinheiro para o seu futuro investimento. Para quem não tem nenhuma ideia de como fazer esse cálculo, a tecnologia pode ajudar. Há diversos aplicativos de celulares que organizam a sua vida financeira.

Valor do imóvel

Os imóveis novos costumam ser mais caros que os antigos, e isso pode ser uma desvantagem para o seu bolso. Nesse aspecto, é preciso levar em consideração o tamanho, a localização, a modernidade, entre outros. Esses fatores diferenciam os preços de cada residência. Os imóveis novos geralmente podem ser comprados ainda na planta, e muitas construtoras permitem fazer modificações a seu gosto. Além disso, parte dessas empresas tem sua própria forma de pagamento com algumas vantagens, ou seja, com menos burocracia e opções 100% financiáveis. Porém, há alguns pontos negativos. Por exemplo: você não conseguirá escolher o acabamento que será utilizado, pois a maioria das soluções é padronizada.

Manutenções

Uma desvantagem em adquirir um imóvel antigo é que ele demanda mais manutenções que os novos, visto que estará muito desgastado com o tempo que foi construído. Nos apartamentos mais velhos, por exemplo, é comum encontrar problemas nas partes hidráulicas. Mas você pode encontrar construções conservadas, afinal, muitos proprietários antigos se preocupavam em cumprir as manutenções preventivas. Assim, quanto maior o tempo de uso de um imóvel, maiores serão os seus gastos.

Modernidade

Quando a dúvida surgir em relação a um imóvel novo ou usado, sempre é importante lembrar que poucos imóveis antigos são modernos pelo fato de terem sidos construídos em outra época. Já a vantagem disso é que, certamente, o preço do seu condomínio será mais baixo que os empreendimentos modernos. Agora, se você procura um prédio mais alternativo e equipado com piscina, academia, entre outras opções de lazer, os antigos não servirão. Mas você deve estar ciente que esses condomínios terão uma taxa bastante alta devido às manutenções desses equipamentos. E aí, gostou do nosso post que fala sobre as vantagens e as desvantagens de imóvel novo ou usado? Aproveite para refletir sobre o assunto e fazer a escolha certa! Se quer mais conteúdos com dicas e informações relevantes, curta e siga a nossa página no Facebook!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.