Como organizar sapatos: 5 dicas para deixar seus calçados em ordem

Você também se sente atraída por diversos modelos de sapatos e não resiste à tentação de comprar vários pares sempre que possível? Às vezes, parece que nunca temos o suficiente e sempre nos rendemos ao desejo de renovar o estoque. Assim, manter esse acervo arrumadinho pode soar como uma missão impossível. Que tal, então, ver algumas dicas sobre como organizar sapatos? Basta acompanhar este artigo e colocar em prática as sugestões que daremos! Vamos lá? Boa leitura!

5 dicas para deixar seus sapatos em ordem

Confira, a seguir, 5 dicas simples que trarão ótimos resultados para a arrumação de sua casa e de seus calçados!

1. Doe os calçados que não são utilizados

Desapegue! O primeiro passo para o sucesso na organização dos sapatos é desfazer-se de todos aqueles modelos que estão parados. É bastante comum deixarmos de lado os calçados antigos quando compramos um novo. No entanto, na maioria das vezes nos esquecemos de dar um fim adequado para esses pares esquecidos e acumulamos poeira no armário. Fazer essa limpeza e manter apenas os sapatos que são utilizados é fundamental para que você não perca o controle dos acessórios que tem e para otimizar o espaço de armazenamento.

2. Separe por estilos e modelos

Após livrar-se do excesso, a melhor dica é fazer uma separação de seus calçados de acordo com os estilos e os modelos. Sandálias rasteiras, sapatilhas, saltos para o dia a dia, saltos para festas, tênis e botas: cada tipo de sapato deve ficar agrupado por modelo para que você consiga fazer uma organização perfeita.

3. Compre uma sapateira

Depois da separação dos sapatos, nada melhor do que ter um espaço especialmente pensado para eles. Então, a sugestão é procurar uma área livre em sua casa — de preferência no quarto — e comprar uma sapateira para colocar ali. Pode ser um móvel já pronto ou, dependendo do tamanho da área, uma boa ideia é contratar um marceneiro para fazer um sob medida — você também pode ir a uma loja de móveis modulados e montar um projeto específico para o seu ambiente. Caso o quarto seja pequeno, é possível projetar um móvel que também sirva para a decoração da sala, por exemplo. O importante é que você tenha prateleiras onde possa guardar os sapatos de acordo com os modelos, como indicamos na dica anterior.

4. Deixe mais acessíveis os sapatos usados no dia a dia

Quando começar o processo de reorganização dos calçados, lembre-se dessa dica: os sapatos que você usa com menos frequência podem ficar nos locais mais escondidos da sapateira, ao passo que os que são utilizados devem estar mais acessíveis. Ou seja, aquelas botas que só são usadas no inverno podem ficar guardadas nas prateleiras mais altas ou até mesmo atrás dos outros sapatos — que são usados para trabalhar, por exemplo. Essa é uma ótima maneira de ajudar a manter tudo em ordem, uma vez que não será necessário tirar vários calçados de seus respectivos lugares para conseguir alcançar os modelos mais requisitados.

5. Crie o hábito de doar um calçado usado quando comprar um novo

Para finalizar, essa dica é para que você consiga manter sua sapateira sempre organizada — afinal, já sabemos que a bagunça sempre começa quando perdemos o controle de nossos objetos, certo?Então, a ideia é renovar o estoque com frequência: ao comprar um novo sapato, doe um dos que estão meio esquecidos na sapateira. Afinal, você não quer voltar ao costume de guardar todas aquelas peças sem uso e começar a acumular novamente, não é? Viu como deixar seus calçados organizados é uma tarefa relativamente simples? Basta dedicar um tempinho e praticar o desapego para obter um ótimo resultado. Manter as coisas em ordem é extremamente importante para o bem-estar, então esperamos que você utilize as dicas e consiga manter seu espaço sempre arrumado. Agora que você já sabe como organizar sapatos, que tal aprender ótimas estratégias para organizar seu guarda-roupas e acabar com a bagunça de vez?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.