Como decorar uma cozinha? Veja aqui 4 ideias incríveis!

Há tempos a cozinha deixou de ser apenas um lugar para o preparo de refeições e se tornou também um ambiente para reunir amigos e familiares. Por isso, os projetos estão cada vez mais integrados e surgem ideias de uma décor convidativa. Mas, para entender como decorar uma cozinha, é preciso fazer escolhas de maneira que a beleza do ambiente e a praticidade de itens funcionais andem lado a lado. Assim, é possível atribuir um visual incrível a esse espaço sem abrir mão da organização na rotina. Criar uma atmosfera acolhedora e agradável para interagir com as pessoas do seu convívio enquanto prepara refeições pode ser mais fácil do que você imagina. Pensando em ajudar na tarefa de repaginar esse cômodo da casa, nós selecionamos quatro ideias incríveis e inspiradoras. Confira:

1. Determine um estilo de decoração

A primeira coisa a se fazer é determinar o estilo que você deseja para sua cozinha. É importante combinar essa escolha com o restante da casa. Então, se você decorou o seu lar inspirado no modelo minimalista, por exemplo, é interessante aplicá-lo também à cozinha. Ao definir o estilo a ser empregado, ficará mais fácil selecionar itens e paleta de cores que irão compor o visual do ambiente. Essa etapa é fundamental para garantir uma decoração harmônica.

2. Faça um projeto de iluminação adequado

Assim como em outros ambientes da casa, o projeto de iluminação da cozinha deve ser pensado para valorizar o visual do ambiente. Faça esse planejamento evitando projeções de sombras, dando destaque a pontos especiais (pode ser uma parede de quadros legais ou um bar suspenso, por exemplo) e buscando atribuir a sensação de amplitude ao lugar — afinal de contas, a cozinha costuma ser um cômodo reduzido do lar. Tendo isso em mente, prefira usar lâmpadas de LED ou eletrônicas com temperatura de cor de aproximadamente 6000 K em seu projeto. E não se esqueça de distribuir essa iluminação utilizando diferentes tipos de luminária (pendentes, embutidas, plafons, arandelas etc).

3. Invista nos adesivos de azulejo coloridos

Para dar cara nova aos azulejos da cozinha sem obras nem altos investimentos, que tal apostar nos adesivos coloridos? No mercado existem modelos de vários tamanhos, estampas e cores. Esses adesivos são fáceis de aplicar, resistentes à umidade e, se você enjoar deles e quiser removê-los, são práticos de trocar. Você também pode substitui-los pelo papel Contact, vendido em papelarias. Basta pesquisar tutorias na internet para aprender a personalizar os azulejos!

4. Use utensílios para decorar bancadas

Outra dica é usar os utensílios como panelas, talheres, tábuas de corte e potinhos de tempero para enfeitar as bancadas. Em cima, é interessante organizar algumas panelas e frigideiras penduradas por suportes adequados. Já na superfície dos balcões, a ideia é acomodar as colheres de pau, facas e conchas em lindos recipientes de alumínio ou maneira. Além de acrescentar charme à décor, essa dica é ótima para manter os objetos organizados e fáceis de encontrar no dia a dia. Assim você deixa tudo no seu devido lugar e, de quebra, cria uma atmosfera acolhedora. Viu só como decorar uma cozinha pode ser prático? Com criatividade e inspiração é possível repaginar esse ambiente da casa e deixá-lo ainda mais convidativo para seus amigos e familiares compartilharem momentos incríveis! Curta nossa página no Facebook para acompanhar as novidades e ler mais dicas como estas. Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.