Como colocar um imóvel para alugar: aprenda o passo a passo

Colocar um imóvel para alugar pode ser uma excelente forma de aumentar a renda da família em pouco tempo. Para quem não tem experiência com locação de imóveis, no entanto, surgem muitas dúvidas a respeito dos caminhos a serem seguidos. Antes de disponibilizar seu imóvel para locação, é preciso tomar alguns cuidados básicos. Conhecer os custos como locador, estabelecer garantias financeiras e contar com o apoio de profissionais sérios, por exemplo, é essencial para não ter dores de cabeça futuras. Neste post, você aprenderá um passo a passo sobre como colocar um imóvel para alugar. Vamos ver?

Vistorie o seu imóvel

Até decidir que está na hora de colocar aquele imóvel ocioso para alugar, geralmente ele fica desocupado por bastante tempo. Por isso, é preciso fazer uma vistoria completa do local para se certificar de que está tudo em boas condições. A lei brasileira obriga os proprietários a disponibilizarem somente imóveis em relativas condições de habitação. Além disso, não realizar os reparos necessários do imóvel pode fazer com que o valor de locação reduza bastante.

Conheça e valorize os pontos fortes

Saber quais são os diferenciais do seu imóvel é fundamental para atrair inquilinos. Se o imóvel conta com piscina, churrasqueira ou armários embutidos, por exemplo, esses itens podem ser diferenciais determinantes para um valor mais alto. Além disso, leve em conta questões como a localização, a facilidade de transportes e o acesso a serviços. Não deixe de considerar algumas reformas ou adaptações que busquem valorizar ainda mais o seu apartamento, ou a sua casa. O dinheiro gasto nessas pequenas melhorias pode ser recompensado com uma locação mais rápida, ou mesmo com um incremento no valor do aluguel.

Defina o valor do aluguel

Quando surge a ideia de colocar um imóvel para alugar, uma das principais dúvidas diz respeito ao valor a ser cobrado. Nesse momento, é importante não considerar somente o quanto se quer ganhar com a locação. Isso pode dificultar a atração de inquilinos. Nesse sentido, avalie as principais variáveis disponíveis para chegar ao valor de locação. Muitos corretores utilizam como referência para aluguel o correspondente a 0,5% do valor de venda do imóvel. Mas isso não é uma regra. É importante tentar encontrar um valor justo, que considere as possíveis qualidades e os eventuais defeitos do seu imóvel. E não se esqueça de que a flexibilidade do locatário sempre pode sensibilizar os possíveis inquilinos.

Escolha uma imobiliária

Optar por uma imobiliária para administrar o imóvel alugado pode ser extremamente vantajoso. Ainda mais para quem não tem experiência nesse ramo. Ou mesmo para quem não tem tempo para as burocracias envolvidas. Por isso, considere contratar os serviços de um administrador de imóveis. Mas há ainda outras vantagens na contratação de empresas especializadas no setor de imóveis. Evitar o contato direto com os inquilinos, ter assessoria jurídica para a assinatura do contrato e cobrança por eventuais atrasos de pagamentos são algumas delas. Agora é com você. Seguir esses passos básicos sobre como colocar um imóvel para alugar irá ajudá-lo a reduzir burocracias e a otimizar o processo de locação. Além disso, você garantirá que seu imóvel esteja nas mãos de administradores capacitados e competentes. Gostou das dicas? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a alugarem seus imóveis!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.