Aprenda aqui como organizar o seu guarda-roupa e acabar com a bagunça

Você gasta muito tempo escolhendo o look do dia, sempre pensa que não tem nada para vestir e acaba sofrendo com a bagunça que tudo isso gera? Talvez você esteja precisando aprender como organizar o guarda-roupa! Além de conseguir enxergar melhor as roupas que você tem e conseguir fazer combinações diferentes, você ainda evita comprar peças desnecessárias, pelo simples fato de esquecer que já tinha algo parecido em casa. Se você souber organizar o guarda-roupa da maneira certa, vai acabar de vez com a bagunça e perceber que fica bem mais fácil manter tudo no lugar. Vamos aprender? Confira as dicas abaixo!

Como organizar o guarda-roupa?

Antes de partir para as dicas práticas, é importante que você tenha determinação para organizar o guarda-roupa o quanto antes. Se você ficar adiando, deixando para aquele dia de folga, fim de semana ou férias, vai passar o ano todo no meio da bagunça. Se o problema é tempo, saiba que não é preciso fazer todo o trabalho de uma só vez. Você pode dividir as tarefas em partes e organizar cada uma delas num dia da semana, por exemplo. Assim, você não se cansa e ainda realiza uma organização mais atenta e bem-feita. Com isso em mente, é só seguir as dicas:

Organize suas roupas por tipos e modelos

A maneira mais prática de organizar um guarda-roupa é mantendo as categorias de roupas agrupadas. Reserve uma parte apenas para calças, outra para os vestidos, outra para as camisas, e por aí vai. Quando as roupas estão organizadas por modelos, você poupa tempo indo direto no que deseja vestir. Se quiser otimizar ainda mais, deixe todas as peças separadas por cor: branco com branco, tons escuros agrupados e estampas separadas.

Guarde as peças que usa pouco

Na hora de arrumar as suas roupas, separe-as também em dois ou mais grupos, de acordo com a frequência com que você as usa. As peças pouco usadas podem ser guardadas em um lugar menos acessível, ao passo que as mais utilizadas fiquem em um espaço de fácil acesso. Para facilitar ainda mais essa tarefa, opte por organizar o guarda-roupa de acordo com as estações do ano. Durante o verão, guarde os casacos, paletós, cachecóis e outras peças específicas dos dias frios. Já no inverno, deixe-as acessíveis e, no caso, guarde as roupas mais frescas.

Pendure os cabides na mesma direção

Essa pode parecer uma dica boba, mas você não tem ideia da diferença estética e prática que faz manter os cabides com os ganchos todos virados na mesma direção. Esse truque é muito usado em lojas, mas passa despercebido em casa, principalmente pela correria do dia a dia. No entanto, além da sensação de espaço organizado e bem alinhado, quando os cabides estão virados na direção certa, você não se atrapalha para retirá-los do guarda-roupa.

Respeite o espaço do guarda-roupa e o comprimento das peças

Organização não é sinônimo de fazer milagre! Se você está com mais peças do que o tamanho do seu guarda-roupa suporta, você precisa tomar uma decisão: ou troca de móvel ou então segue a última dica desse post e pratica o desapego. Se você mantiver o que tem em um espaço apertado, as chances de bagunçar tudo apenas retirando uma camisa são bem grandes. Além disso, ao não respeitar o espaço e, também, o comprimento das peças, você vai ter sempre roupas amarrotadas e, na pior das hipóteses, estragadas ou desfiadas.

Separe o que você não usa mais

Se você passou pelas dicas anteriores e notou que não tem usado algumas coisas há um bom tempo, está na hora de desapegar do que não tem mais utilidade para o seu dia a dia. Nesse momento, é importante que você saiba selecionar o que está bom para doar, o que já não tem mais condições de uso para jogar fora e, é claro, o que é possível ser vendido em brechós — físicos ou online. Agora que você aprendeu como organizar o guarda-roupa, está na hora de colocar a mão na massa e praticar todas as dicas. Mas, antes, aproveite para compartilhar este post com os seus amigos nas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.