Afinal, é melhor fazer um consórcio ou financiamento? Descubra aqui!

Grande parte da população brasileira busca a aquisição da casa própria, visto que é um padrão de vida que inclui o seu bem-estar. Mas essa vontade que está enraizada nas famílias nem sempre é realizada. Isso acontece, constantemente, pela falta de planejamento. Além disso, os valores dos imóveis, geralmente, são muito altos, exigindo uma organização em sua vida financeira, com o intuito de tirar esse projeto do papel e colocá-lo em prática. Existem alguns meios que facilitam a compra da casa ou do apartamento desejado como, por exemplo, o consórcio e financiamento imobiliário. Nesse sentido, preparamos esse post para que você entenda mais sobre os tipos de consórcios e de financiamentos, com todas suas vantagens e desvantagens. Então continue lendo!

Consórcio

Os consórcios imobiliários são procurados por muitas pessoas, pois os financiamentos, ultimamente, estão subindo os juros e as taxas. Geralmente, os consórcios não cobram taxas de juros, porém há taxas administrativas exigidas pelas instituições que oferecem esse tipo de serviço. Seu funcionamento ocorre por meio de contribuições mensais de um grupo de pessoas, e há um período determinado para concluir o consórcio. Normalmente, todos os meses um ou mais de um integrante do grupo é contemplado, isto é, recebe o valor estipulado do consórcio, por intermédio de uma carta de crédito para realizar sua compra desejada. Além disso, a pessoa também pode ser contemplada dando um lance com um percentual considerável ao valor do bem desejado, em outras palavras, o preço de um imóvel. As parcelas podem sofrer alguns ajustes com o passar dos anos, caso o consórcio for de longo prazo, mas deverá está prescrito no contrato da instituição.

Financiamento

Financiar é uma função que muitas instituições financeiras costumam fazer. Os bancos fornecem recursos que podem ser divididos em várias parcelas e ainda podem ser pagas em longo ou curto prazo. O cliente pode pegar o crédito disponível para usar em várias situações, principalmente, na compra da casa própria. O financiamento imobiliário é oferecido por vários bancos e o mais procurado é a Caixa Econômica Federal, uma vez que possui grandes vantagens. Antes de fechar qualquer tipo de contrato, é necessário pesquisar bastante, pois há juros e taxas que podem fazer a diferença no valor final que você pagará. As taxas mais comuns utilizadas nesses financiamentos são:

[list][list-child icon=”fa-check”]SAC: tem a função de amortizar a dívida em período constante, isto é, as parcelas abaixam com o decorrer do tempo juntamente a dívida;[/list-child][list-child icon=”fa-check”]PRICE: seu propósito é manter o valor das prestações ao longo do tempo de quitação do bem. O saldo devedor do cliente vai amortizando aos poucos, até a conclusão do pagamento.[/list-child][/list]

Considerações finais

Para escolher entre as opções de consórcio ou financiamento, é preciso levar em conta o objetivo de cada cliente, já que dependerá do bem desejado. O ponto positivo do consórcio é que não há impostos altos e sua solicitação não é tão burocrática. No entanto, a desvantagem é que você pode correr o risco de não receber o valor pretendido pela carta de crédito. Portanto, na escolha do consórcio ou financiamento a melhor opção para comprar sua casa própria é a do financiamento, pois seus créditos são divididos em longo prazo, a entrada pode ser menor, e você pode usufruir do bem imediatamente. Além disso, também é possível conseguir um empréstimo de alto valor, visto que é normal um imóvel ser caro. E aí, gostou do nosso post que fala tudo sobre as vantagens e desvantagens do consórcio e do financiamento? Agora que você está se preparando para a compra da sonhada casa própria, confira quais são os documentos necessários para comprar um imóvel.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.