5 dicas indispensáveis para você saber como comprar um imóvel

Antes de comprar uma casa, qualquer pessoas deve organizar suas finanças. Além disso, é importante conhecer algumas dicas de como adquirir um imóvel. Muitas pessoas sonham em comprar sua primeira casa ou apartamento, mas nem todos conseguem. Os valores desses bens são muito altos para a maioria delas, uma vez que, para que esse desejo seja realizado, um bom planejamento é necessário. Existem bancos privados e públicos que financiam uma parte ou todo o valor do imóvel. Esse certamente é um meio que facilita a compra para muitas pessoas. A quantia que poderá ser liberada pela instituição financeira poderá ser parcelada em anos, visto que isso facilita o pagamento. Pensando nisso, preparamos este post com cinco dicas para que você saiba como comprar um imóvel. Continue a leitura!

1. Avalie sua disciplina com os pagamentos

Não comprometa mais de 30% da sua renda familiar, pois o objetivo é aumentar sua qualidade de vida com a nova moradia desejada. Planeje um cronograma e crie uma conta bancária específica, com o intuito de que, durante certo período, você consiga depositar o valor de uma parcela de um apartamento. Caso você consiga concluir esse planejamento, certamente estará pronto para comprometer seu dinheiro em um financiamento.

2. Busque a melhor forma de financiar

Atualmente, existem dois tipos mais comuns de financiamento no Brasil:

[list][list-child icon=”fa-check”]Sistema Price: bastante usado no mundo afora. No Brasil, esse modelo teve de ser reajustado, pois existe alta inflação e taxas de juros. A tabela Price tem prestações fixas, juros decrescentes e amortizações crescentes;[/list-child][list-child icon=”fa-check”]SAC: o valor das parcelas diminui gradativamente ao longo do tempo. Além disso, de acordo com amortização da dívida, o juro total também diminui;[/list-child][/list]

Além disso, há o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que pode ser utilizado.

3. Não tenha pressa

Procure o imóvel desejado com muita paciência durante o período de economia, pois, durante a busca, encontrará diversos imóveis com vários preços. Pesquise também o que acontece em diferentes momentos do dia nos entornos do imóvel, ou seja, confira se o lugar é calmo e se tem segurança. Além disso, converse com a vizinhança caso seja possível, uma vez que isso lhe auxiliará a descobrir os pontos negativos daquela imediação. Outro aspecto importante é a posição do sol durante o dia. Veja se ele incide sobre o imóvel, pois isso pode causar desconforto e atrapalhar o seu bem-estar.

4. Estude o histórico da construtora

É de extrema importância o estudo dos negócios anteriores da construtora que venderá a casa ou o apartamento. Leia os comentários que os clientes dela postam no site da mesma. Peça para um advogado consultar se há alguma ação contra a construtora na justiça, uma vez que isso pode lhe tirar de um negócio ruim. Não deixe de estudar o currículo da empresa, visto que essa compra envolve valores muito altos. Lembre-se que um problema durante o negócio pode até mesmo ser irreversível.

5. Contrate um corretor de imóveis

Além de oferecer mais segurança, um corretor de imóveis lhe auxiliará a não fazer um negócio ruim, uma vez que esse profissional sabe o que deve ser avaliado ao comprar um imóvel. Ele informará as condições do imóvel e confirmará se o negócio é viável ou não. Uma importante função executada por ele, e que grande parte da população não sabe, é a questão da documentação. Haverá um estudo da validade dos documentos do imóvel e também do vendedor, visto que será necessário ir a um cartório dessa especialidade. As dicas que apresentamos neste post auxiliam nesse momento tão especial, que é a compra de um imóvel. Essa decisão é muito importante para diversas pessoas, mas nem todas adotam essa estratégia de planejamento. Com ela, seu objetivo certamente será alcançado! Gostou do nosso post de dicas sobre como comprar um imóvel? Então acesse nosso site e leia outros conteúdos como este!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.