Aprenda como avaliar um imóvel antes de comprar ou alugar

Está pensando em comprar uma casa ou, por qualquer motivo, precisa alugar um outro espaço residencial? Então você precisa saber como avaliar um imóvel antes de investir nessa empreitada para achar um local perfeito.

Além de procurar um imóvel de acordo que atenda as necessidades dos futuros moradores, é importante prestar bastante atenção no preço, no tamanho, na localização e em diversos outros fatores — baseado no que você e sua família precisam.

Para ajudar você nessa tarefa, separamos neste post alguns itens que devem ser levados em consideração na hora de fazer a avaliação do imóvel antes de comprar ou alugar. Confira!

Avalie a localização

O primeiro ponto que deve ser observado é a localização do imóvel. Muitas vezes, imóveis de tamanho e configurações iguais apresentam preços bem diferentes por conta de sua localização. Isto ocorre porque o local onde o imóvel se localiza tem a força para mexer nos valores — tanto para cima quanto para baixo.

Veja se o local onde o imóvel se situa atende às necessidades de sua família, pelo menos no curto e médio prazo. Avalie a rotina e hábitos de quem mora com você para saber se é melhor buscar um imóvel em local mais silencioso ou próximo a estações de metrô ou trem.

Calcule o tempo levado na ida e na volta para o local de trabalho e estudo dos moradores e o que pode ser encontrado no caminho. Às vezes, um local mais calmo e isolado pode ser compensado se nos caminhos rotineiros você conseguir resolver problemas do dia a dia como uma ida ao supermercado, por exemplo.

Preste atenção na conservação do imóvel

Não adianta o imóvel ter um preço maravilhosamente barato, mas você precisar gastar suas economias com pequenas ou grandes reformas. Na hora de comprar ou alugar um imóvel, cheque todos os possíveis problemas e faça um levantamento dos custos para reformar.

Em alguns casos, é possível pedir descontos na venda ou aluguel pela necessidade de reforma. No caso de imóveis novos comprados na planta, eles tendem a valer mais do que os que já foram ocupados.

Veja como o espaço é dividido

A distribuição espacial do imóvel também pode contar pontos contra ou a favor dele em uma avaliação. Faça visitas em horários diferentes para entender a incidência do sol nos cômodos, confira quantas vagas de garagem estão incluídas no contrato, se elas são fixas ou rotativas e como é seu acesso e tamanho.

Todas essas informações podem valorizar mais ainda o imóvel. Móveis planejados e outros itens — como eletrodomésticos em bom estado, por exemplo — também podem contribuir com a valorização do empreendimento.

Pesquise os preços dos imóveis

Imóveis com perfis iguais podem ter preços bem diferentes, dependendo das características citadas acima. A melhor forma de descobrir qual é o melhor é realizar uma comparação dos itens de acordo com as escolhas pessoais dos novos moradores, além de comparar os valores.

Desconfie de preços muito baixos em relação à média que você vê na mesma região. Um preço muito baixo pode significar um proprietário que quer muito se desfazer do imóvel por precisar do dinheiro rapidamente, mas também pode significar alguém que não quer mais conviver com vizinhos problemáticos.

Conte com ajuda de um profissional

Um corretor é a pessoa habilitada no negócio de compra, venda e aluguel de imóveis. Ele pode orientar sobre qual o valor de um imóvel, principalmente se for um usado. Os corretores podem apresentar uma pesquisa de preços da região e destacar ainda mais os pontos que valem a pena ser considerados na hora de alugar ou comprar um imóvel.

Como você pode perceber, há diversos pontos que precisam ser levados em consideração na hora de alugar ou comprar seu novo lar. Porém, com essas dicas, essa tarefa se tornará muito mais descomplicada e você saberá exatamente como avaliar um imóvel!

Gostou do conteúdo desse post? Então entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho. Temos várias soluções e temos certeza de que uma delas é a certa para você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.